terça-feira, 4 de outubro de 2016

A empresa também comemora 10 anos de atuação no exterior, com a exportação de projetos para o varejo internacional

Especializada em desenvolvimento de conceitos de varejo que visam promover o reposicionamento estratégico de marcas importantes no mercado, a KT Retailing, escritório de arquitetura de negócios e conceitos de store design, encerra o primeiro semestre com 15 projetos entregues, criados pelo arquiteto Julio Takano, um dos fundadores da empresa. Para ele, o ano de 2016 tem sido propício para que o segmento de varejo se reorganize e aproveite as enormes oportunidades de blindagem de mercado que se criaram com a crise. “Após a chamada ‘década de ouro do varejo’, impulsionado pelo crescimento econômico, o momento agora é de aparar as arestas ocasionadas pelo crescimento orgânico e acelerado. Quem está ‘arrumando a casa’ neste momento, certamente estará melhor preparado para quando o mercado se reaquecer”, acredita.

TStore: conceito desenvolvido pela KT Retailing
Dentre as criações de maior destaque nestes seis primeiros meses do ano, está o da TStore Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Com 3.400m² de área de vendas líquida, permitiu a exposição de toda a gama de produtos (20.000 itens) da Tramontina, agrupadas em áreas classificadas como ‘Design Collection’, ‘Festejar’, ‘Preparar’, ‘Equipar’, ‘Servir’, ‘Cortar’, ‘Temáticos’, ‘Infantil’, ‘Reparar (ferramentas)’ e ‘Mobiliar’ - conceito desenvolvido pela KT Retailing e que norteia todas as unidades da marca.

“Concebemos ali uma proposta de tornar o espaço um ponto de encontro da cidade de Farroupilha. A jornada de visitação na loja, busca promover uma constante sensação de descoberta ao cliente. A cafeteria está instalada em um cubo de vidro com 12 metros de altura e jardim vertical que dá ao cliente a sensação de incrível aconchego e que deve ser uma loja referência icônica na cidade”, afirma Takano.

Outro case de destaque no período é o conceito desenvolvido para o Grupo de Farmácias Vale Verde, maior rede de Farmácias de Londrina, no Paraná. A KT Retailing desenvolveu um trabalho vertical de reposicionamento, passando pelo planejamento estratégico, plano diretor, pesquisa qualitativa, branding, finalizando com o conceito de ponto integrando Arquitetura, Comunicação Visual Merchandising e Design de mobiliário.

“No âmbito físico, aplicamos uma classificação para o mix de produtos por segmentos, que originou os pilares Saúde, Beleza e Bem-Estar”, explica Takano. Ainda segundo o arquiteto, a ambientação da loja foi totalmente alterada, visando transformar a experiência de compra de farmácia em “indulgência marcada por micro momentos de saúde, beleza e bem estar. Um dos exemplos é a retirada do balcão de atendimentos de remédios controlados que não ocupam mais a área de vendas e que, agora, passa para a retaguarda e são solicitados através de um totem com dispensador de senhas, permitindo oferecer ao consumidor mais espaço e sortimento de produtos e a criação de uma área de espera com lounge ambientado. A Clínica Minuto Saúde, área para serviços de consultas com farmacêutico, recebeu cores neutras, vegetação e iluminação aconchegante.

Uma década de exportação

A KT Retailing comemora 10 anos de exportação de soluções para o varejo, com a recém inauguração de mais uma loja de calçados femininos Dumond em um dos maiores centros comerciais do mundo: The Dubai Mall, localizado nos Emirados Árabes.

Com 62 m² de área de vendas e vitrine e 18 m² de estoque, a loja segue o modelo do conceito assinado por Julio Takano no projeto piloto aplicado na unidade localizada no Shopping Bourbon, em São Paulo. “Para a Dumond em Dubai, realizamos apenas algumas alterações no projeto original, que eram exigências do shopping, como o desenvolvimento do logo em árabe, maior área de transparência de vitrine e um pé direito mais alto”, explica.

O primeiro conceito exportado foi em 2006, com o desenvolvimento da loja Hering na Guatemala e, posteriormente, para quase toda a América Latina e também no Oriente Médio. Também está sob sua criação a TStore, da fabricante gaúcha de utensílios domésticos Tramontina, no Chile e Bolívia. Atualmente a KT Retailing conta com projetos em países da América Latina, América Central, Europa e Oriente Médio.

Vendas crescem com novo conceito

A KT Retailing é um escritório de arquitetura de negócios e conceitos de store design que há 24 anos oferece ao mercado latino-americano consultoria que vai muito além do projeto arquitetônico, de forma a transmitir o conceito da marca em suas lojas e atingir o público-alvo. Nesse período, entregou mais de 8,5 milhões de metros quadrados e criou mais de 500 conceitos de lojas com grande reposicionamento estratégico, que viram suas vendas crescerem, de 30% até 906%.

Entre eles destacam-se os cases da Hering que, com a reformulação das lojas, mudou sua história e viu suas ações crescerem 908%, em dez anos, tornando-se a empresa brasileira que mais se valorizou na Bolsa de Valores.

Outro case marcante foi o de O Boticário, que é a maior franquia de cosméticos do mundo com mais de 3700 lojas.

Também desenvolveu projetos para grandes marcas, como Riachuelo, Leader, Tam, Wal Mart, Cavalera, TNG, Petz, Artex, Fastshop, entre outras de segmentos diversos.