domingo, 18 de dezembro de 2016

Empresas apostam em vídeos na internet para divulgação de marca e produto

Os vídeos online estão cada vez mais tomando espaço no dia a dia de grande parte da população. Nas redes sociais, youtube e na internet é possível encontrar muitos vídeos sobre todos os tipos de assuntos. Com o crescimento dessa plataforma, várias empresas passaram a usar esse novo método para divulgar seus produtos e posicionar a marca. Isso é chamado de Marketing de conteúdo, que é nada menos do que uma forma de divulgação que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo como vídeos, post em blogs e notícias.

Mas será mesmo que os vídeos são uma ótima saída para as empresas? Segundo um estudo realizado pela Cisco em junho de 2016, os vídeos serão responsáveis por 69% do movimento de internet em 2017. Além disso, ela prevê que até 2020 esse valor irá quadriplicar. Globalmente, o tráfego de vídeo será de 82%.

Conforme a pesquisa realizada pela empresa de análises digitais, ComScore realizada no final de 2014, 68 milhões de brasileiros assistiram a 11 bilhões de vídeos na internet e 86,5% dos usuários têm o hábito de ver vídeos na rede, passando cerca de 8,6 horas por mês os assistindo. Com esse crescimento, uma loja online de óculos localizada em União da Vitória no interior do Paraná resolveu apostar nesse novo método e criou um canal no Youtube para divulgar seus produtos e também tirar dúvidas e dar dicas aos seus clientes.

Segundo Daniel Sliwinski que é gestor da Oculosweb, a idéia de fazer os vídeos surgiu quando a equipe de atendimento percebeu que alguns clientes tinham dificuldade de entender a informação que era enviada por e-mail ou pelo chat da loja. Diante disso, surgiu à idéia de começar a fazer os vídeos e publicar no canal do Youtube. “É uma forma de aproximar nossos clientes, fazendo o mesmo tipo de assessoria que é feita em uma ótica, porém, por meio da internet. Assim a pessoa não precisa sair de casa, podendo ver os vídeos em qualquer lugar e na hora que tiver mais tempo.”

Inicialmente a idéia foi criar vídeos especialmente para cada caso. Segundo Daniel, o cliente enviava a sua dúvida ou a sua receita do médico oftalmologista para a empresa e um vídeo exclusivo era feito para ele. Com o sucesso do canal, a loja resolveu expandir, criando também vídeos didáticos falando de assuntos gerais do ramo óptico, como tipos de lentes, cuidados e conservação das lentes e das armações, vídeos sobre produtos disponíveis na loja e também entrevistas com médicos oftalmologistas. “Muitas pessoas não sabem o que são lentes multifocais, astigmatismo, miopia e vista cansada, por exemplo. No canal informamos da forma mais clara possível, tirando as dúvidas de nossos clientes”, informou Daniel.

O engenheiro florestal, Leandro Duarte dos Santos, de Florianópolis, litoral catarinense foi uma das pessoas que comprou os seus óculos de grau por meio da internet e recebeu um vídeo informativo explicando qual era a melhor opção e tirando algumas dúvidas. “Através do vídeo eu percebi o interesse da loja em suprir a demanda do cliente, isso foi um fator que me motivou a comprar.”

Sobre a Oculosweb

A Oculosweb é uma loja virtual de óculos de sol e de grau, presente no mercado há mais de quatro anos. Ela possui profissionais com mais de 10 anos de experiência no ramo ótico, garantindo o máximo de qualidade em seus produtos.
Website: http://www.oculosweb.com