terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Grupo AFeet expande para o Sul

Com planos de dobrar o número de lojas na região até o fim de 2017, empresa almeja ampliar visibilidade e cobertura em praças ainda não exploradas pelas marcas que compõem o Grupo


Depois de passar por um profunda reformulação interna (gestão) e externa (posicionamento das marcas), especializando-se, de ponta a ponta, o Grupo Afeet detentor das bandeiras Authentic Feet, Artwalk, Magic Feet e Tennis Express – direciona seus esforços, agora, para a expansão, com olhos voltados especialmente para o sul do Brasil.

Atualmente, a empresa possui 12 lojas em operação, sendo sete da Authentic Feet, uma da Artwalk, uma da Magic Feet e três da Tennis Express, na região, e a expectativa é dobrar esse número até o final de 2017. Entre as cidades-alvo estão: Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Caxias e Novo Hamburgo, sem deixar de lado a necessidade de reforço em Porto Alegre e Curitiba. "São mercados importantes não só para ampliar a visibilidade das marcas, mas também para garantir uma cobertura maior nessa Região, que detém o segundo maior PIB do Brasil", pontua o gerente de expansão do Grupo Afeet, Rodrigo Faria.

O executivo detalha que todo o trabalho de mapeamento de pontos de vendas estratégicos e de seleção de candidatos a franquia já foi iniciado, esse último em total consonância à nova diretriz da empresa, a segmentação 360°. Nela, as diferentes áreas, vertente e funções passaram a ser estruturadas para entender e atender as demandas de um determinado público-alvo, em sintonia com cada bandeira da rede.

Representando, atualmente, 45% do mercado de produtos esportivos no Brasil, a meta de expansão da empresa, em geral, para a região é abrir 40 novas unidades até o final do ano que vem, e outras 160 até o final de 2020, batendo a marca de 400 unidades em operação até lá. "Para atingirmos essa meta final, adotaremos, inicialmente, esse foco de expansão primário para o Sul do País, calçados nessa estratégia sólida da segmentação 360°", ressalta Faria.

Outras regiões no radar

Além de desbravar a região Sul do país, o grupo também desenvolverá prioritariamente outras regiões estratégicas como Brasília, Fortaleza, Maceió, Natal e Salvador. Outras 31 cidades também estão no radar e já sendo mapeadas, quanto ao total de população, renda, shoppings e fluxo. "Porém, mais do que atingir a meta, nossa busca é por encontrar potenciais candidatos à franquia que tenham não só a capacidade de investimento, mas também alguma experiência no varejo e identificação com o ramo calçadista, levantando, inclusive, suas semelhanças de perfil com a marca almejada e, consequentemente, com o público que ela atende."

Aos novos franqueados, a rede oferece toda uma estrutura de treinamento, capacitação, auxilio no planejamento de marketing e comercial, além de negociações verificando, por exemplo, os corredores com melhor fluxo e/ou melhor custo-benefício), além de toda expertise do mercado esportivo que o Grupo carrega ao longo desses 21 anos de varejo brasileiro.

"Entendemos que, em um cenário de crise, sobrevivem as empresas que estão estruturadas e que possuem diferenciais competitivos de mercado, uma vez que o consumidor final fica mais seletivo e exigente, fazendo com que o lojista tenha de entregar não somente um produto, mas um produto com valor agregado, contendo tecnologia, atendimento qualificado e pós-venda. Toda essa dinâmica será analisada nessa nova etapa, não só do Grupo em relação aos candidatos, mas, principalmente dos candidatos em relação ao Grupo, que consequentemente estão mais criteriosos e propensos a investir em opções menos arriscadas na hora de montar o próprio negócio", finaliza Faria.

As marcas: raio-x do perfil e do modelo de negócio

AUTHENTIC FEET:

Remodelada há cerca de um ano, para ser a melhor loja destinada à experiência em mercado esportivo, a Authentic Feet é a primeira loja do Grupo. Criada em 1995 com a abertura de duas lojas próprias, migrou para o sistema de franchising, em 2004, e, em um ano, já somava 21 lojas. Hoje, possui 81 unidades distribuídas em todo o País e o e-commerce: www.authenticfeet.com.br.





ARTWALK

É a maior rede de sneaker store do Brasil, possuindo 35 lojas físicas e uma loja virtual (www.artwalk.com.br), sendo a bandeira que mais se destacou no grupo em 2015, quando lançou seu novo projeto de loja, com um refit total na tríade mix-layout-atendimento, consolidando-se como o maior player do mercado nesse segmento. É uma loja feita para quem é jovem de espírito, escolhe as marcas para firmar sua personalidade, tem atitude, autoconfiança, é antenado, criativo, urbano e gosta de arte e cultura.


MAGIC FEET

Criada em 2008, a Magic Feet já é a maior rede de calçados infantis do Brasil. Com 47 lojas em operação foi pensada para mulheres que adoram crianças, valorizam a infância e que, se forem mães, são atuantes na educação e no crescimento dos filhos. Para elas e seus pequenos, oferece tênis, sapatilhas, sandálias, sapatênis, papetes, chuteiras, botas, mochilas e meias de marcas como Nike, Adidas, Puma, Converse, Vans, Asics, Tip Toey Joey, Pampili, Skechers e Crocs.







TENIS EXPRESS

Acompanhando as últimas tendências de democratização do acesso a produtos de qualidade, a Tennis Express é a marca do Grupo localizada em pontos estratégicos de ruas movimentadas nos grandes centros, que traz diversas opções de produtos com preços acessíveis. Atualmente, há 20 unidades em operação.