segunda-feira, 26 de junho de 2017

Franchising anuncia apoio ao projeto de geração de empregos para moradores de rua de SP

Com a liderança da ABF, 27 redes de franquia já aderiram ao projeto, o que tem potencial de proporcionar mais de 1000 oportunidades de trabalho.

Na abertura da 26ª ABF Franchising Expo, principal vitrine do mercado de franquias do País, a Associação Brasileira de Franchising – ABF anunciou o apoio do setor ao Programa Trabalho Novo, projeto de abertura de vagas de emprego para pessoas em situação de rua de São Paulo idealizado pelo prefeito da cidade, João Dória. Com mobilização da ABF, 27 redes de franquias já se comprometeram com o projeto, o que deve representar, inicialmente, a abertura de mais de 1000 oportunidades de trabalho e renda nos próximos meses. Com mais de 1 milhão de empregos diretos no País e 140 mil unidades, o mercado de franchising é responsável por integrar muitos jovens ao mercado de trabalho. Agora, o setor poderá também contribuir para a ressocialização de muita s pessoas que se encontram em situação de rua.


Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “o trabalho, certamente, é um fator muito importante para reintegrar parcelas menos favorecidas da população. Além das condições materiais, ele dá um senso de direcionamento e pertencimento de grupo. Já tivemos notícias de vários casos de sucesso e estamos animados para ingressar neste movimento. Nosso setor já contribui gerando empregos, renda e impostos, ademais de inúmeros projetos sociais das redes, mas esse apoio coletivo, certamente, será uma contribuição relevante e única”.

A partir da adesão da rede McDonald´s e reuniões com a prefeitura, a ABF começou a articular uma adesão conjunta de associados e outras redes de franquias interessadas, além de organizar questões práticas de orientação e suporte aos que ingressarem no movimento. Até o momento, as seguintes redes já se comprometeram com o projeto: Alphagraphics, Ambev - Chopp Brahma Express, Boali, Bob´s, Centro Britânico, Chilli Beans, China in Box, CNA, Dia%, Dídio Pizza, Divino Fogão, Fast Frame, Fran´s Café, Gendai Japanese Fast Food, Giraffas, Habib´s, Jani-King, McDonald´s, Moldura Minuto, Nutty Bavarian, Onodera Estética, Patroni Pizza, Ragazzo, Rei do Mate, Sóbrancelhas, Sorridents, Vivenda do Camarão. A maior parte das vagas é nos segmentos de Alimentação, Serviços Educacionais e Sa&ua cute;de, Beleza e Bem Estar, em atividades operacionais das mais variadas, desde atendimento a acabamento de produtos.

Para selecionar os candidatos e prepará-los para o trabalho, a ABF – e o projeto de forma geral – conta com o suporte profissional da Rede Cidadã, organização sem fins lucrativos que busca a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho como um só valor. Eles são responsáveis pela capacitação socioemocional, regularização da documentação e seleção e triagem dos candidatos. A prefeitura entra com o oferecimento de vagas em dormitórios. Além das vagas, as redes devem preparar os contratados para as atividades, assim como fazem nas demais situações.

“Com os ativos diversidade, capilaridade e inteligência, o franchising tem enorme potencial de fazer uma diferença significativa nesse programa”, afirma o presidente da ABF.

Outras marcas de franquia podem aderir ao movimento, basta contatar a ABF.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são neces sárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo. Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br.