segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Carrefour inaugura novo centro de distribuição em Cajamar para atender seu e-commerce e lojas físicas

Espaço tem 64 mil m² e capacidade para armazenar mais de 300 mil itens, entre eletrônicos, brinquedos e perfumaria

O Grupo Carrefour Brasil inaugura um novo centro de distribuição (CD) destinado para sua operação logística de eletro eletrônicos para os canais físicos e e-commerce. Localizada em Cajamar (SP), a operação tem 64 mil m² e capacidade para armazenar mais de 300 mil itens. O investimento em um novo CD ocorre em um momento de expansão da empresa no segmento de e-commerce, que segue registrando importante crescimento, bem como na consolidação de sinergias entre os canais físico e on-line. No segundo trimestre deste ano, as vendas próprias do e-commerce alimentar e não alimentar do Carrefour registraram crescimento de 51% ante o mesmo período do ano passado.

A nova estrutura irá centralizar toda a operação logística, que antes funcionava em Embu das Artes (SP), e parte no centro de distribuição de Osasco. O local terá 300% a mais de capacidade para enviar pedidos diariamente para todo o Brasil, entre eles eletrônicos, ferramentas, artigos infantis, casa e decoração, cultura e entretenimento, perfumaria entre outros.

“Buscamos nesta nova operação, melhoria do nível de serviço aos nossos clientes, ganhos de produtividade e redução de custos com a consolidação de pedidos feitos pelos canais on e off em uma única plataforma logística” ressalta Marcelo Lopes Diretor de Supply do Carrefour.

Concluído em tempo recorde, o projeto do centro de distribuição foi finalizado em dois meses e envolveu uma equipe de 200 profissionais. Alinhado a um dos compromissos do Grupo Carrefour Brasil, o de reduzir o impacto de suas operações, o novo CD reutilizou diversos materiais, incluindo centenas de pallets.

“Diante do exponencial crescimento do e-commerce, precisávamos mudar a estrutura do nosso CD antes da Black Friday. Dessa forma, vamos garantir aos nossos clientes ainda mais agilidade nas entregas para todo o país”, afirma Luiz Escobar, Direror de E-commerce do Carrefour.

O novo centro de distribuição do Carrefour visa aumentar a capacidade do grupo em ganhos de processos, volume de compra, estocagem, e, melhorar, cada vez mais, a experiência de compra dos clientes da rede.

Iniciativas Omnicanal

O e-commerce foi o canal de maior crescimento no Carrefour no 2T19. O número de visitantes, pedidos e o ticket médio aumentou ante o mesmo período do ano anterior. As vendas no marketplace também cresceram 102% no 2T19, representando 17% das vendas brutas totais em comparação com o 2T18. Já a operação de e-commerce alimentar registrou aumento de cinco vezes nas vendas no 2T19, em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela melhora nos serviços de entrega: 17 pontos de Retire de Carro e entrega expressa, em parceria com Rappi, disponível em 88 lojas. O número de sellers e SKUs disponíveis no e-commerce Carrefour continua crescendo rapidamente. Atualmente, são 2,4 milhões e uma parceria com 2.600 sellers.

Alinhado à estratégia de ecossistema, o Carrefour investe no fortalecimento da integração entre pontos de venda físicos e atividades digitais, aprimorando a experiência do cliente.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 670 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 56,3 bilhões em 2018 e mais de 84 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser um dos maiores empregadores privados do país, a maior distribuidora de alimentos, o maior varejista de capital aberto e umas das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos cinco anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 300 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 100 milhões de clientes. Em 2018, as vendas globais da companhia totalizaram € 84,9 bilhões.

www.grupocarrefourbrasil.com.br