terça-feira, 3 de setembro de 2019

Novo livro de Elias Awad conta processo de sucessão do Grupo Gazin

Obra relata as impressões de Mário Gazin sobre a importância de se discutir o tema

O biógrafo e palestrante Elias Awad lança seu novo livro Sucessão: Decisiva e Necessária, onde compartilha narrativas de Mário Gazin, fundador do Grupo Gazin. Com 127 páginas e publicada pela Novo Século Editora, esta é a 27ª obra do autor que já escreveu a biografia de ícones do empreendedorismo e do esporte, como Samuel Klein, Celso Moraes, Mr. Fisk e Oscar Schmidt, entre tantos outros.

Awad explica que o livro nasceu da necessidade de Gazin em compartilhar a importância de se tratar o tema da sucessão de empresas familiares. “É um tema amplo e que merece discussão. O livro apresenta o posicionamento adotado por cada um deles a partir do processo implantado no grupo pelo fundador e pelo seu sucessor, Osmar Della Valentina, que é um executivo com mais de 20 anos de casa”.



Na obra, Awad aborda temas que envolvem todo o processo sucessório e que englobam o desapego, liderança, comprometimento, reposicionamento, implementação, mudanças e estilos.

Sucessão

O grupo Gazin é detentor de uma das principais redes de varejo do segmento em que atua no Brasil. Fundada em 1966, ano em que foi inaugurada a primeira loja em Douradina, no interior do Paraná, já ultrapassa as 300 unidades, superando a marca dos 8 mil funcionários, atuando no varejo, indústria de colchões e estofados, indústria de molas, além de centros de distribuição de mercadorias.

Em 2019, o grupo foi eleito como a melhor empresa de varejo do Brasil e a Osmar Della Valentina como o melhor presidente dentre as redes varejistas do país pela revista Exame. Melhores & Maiores.

O processo sucessório foi iniciado em 2011 e levantou uma questão relevante: a de que o sucessor escolhido não seria um executivo da família. Desta forma, a definição se deu por Osmar Della Valentina, que iniciara no Grupo em 1996, iniciando e gerenciando o atacado do Grupo.

Depois de 47 anos à frente da empresa, o fundador Mário Gazin passou a presidência para Osmar Dela Valentina no dia 31 de dezembro de 2013, mantendo-se na presidência do Conselho de Administração. “O objetivo do livro foi contar o passo a passo do processo de sucessão do Grupo Gazin, mostrando a coragem, a sabedoria e o equilíbrio de uma ação que ultrapassa os cinco anos com resultados altamente positivos”, explica Awad, que complementa: “O livro alerta em relação ao timing ideal, sobre como iniciar e implantar a sucessão, e reforça aos empresários a realidade e a necessidade de implementar um processo sucessório fazendo prevalecer os interesses da empresa em detrimento dos interesses da família. Empresa sólida garante o sustento da família”.

Sobre Elias Awad

Elias Awad é biógrafo e palestrante. Formado em Jornalismo e Administração de Empresas, pós-graduado em Liderança e Gestão de Pessoas e Equipes, foi repórter esportivo na TVs Band, SBT, SporTV. Após mais de 20 anos resolveu que era hora de mudar e passou a escrever biografias, se tornando um dos principais profissionais do gênero no País. Entre seus mais de 30 biografados estão lideranças como o atleta Oscar Schmidt e os empresários Samuel Klein, Mário Gazin, Celso Moraes, José Aroldo Gallassini, entre tantos outros. (eliasawad@eliasawad.com.br – www.eliasawad.com.br)