quarta-feira, 11 de março de 2009

Dúvidas de leitores: O que é bom abrir no varejo ?

Pergunta enviada por Ivanilde Menezes, de Fortaleza (CE)

Caro Caio.

Comprei um ponto comercial num local de grande fluxo de pessoas.

Vizinho ao meu ponto tem uma casa lotérica, logo em seguida uma lojinha de presentes e importados, em seguida tem uma farmacia "Pague Menos" que tb é muito frequentada.

Tem também uma padaria e alguns bancos e fica à 300 metros do mar aqui de Fortaleza, onde tem uma vasta rede de hotelaria e um fluxo muito grande de turistas.

Bom, minha pegunta seria: O que eu deveria comercializar ?
Antes tinha uma mercearia que vendia de tudo.

Me tire desta duvida, por favor.

AH! O local tem 68 metros quadrados.

Aguardo sua resposta

Só hoje descobri o seu blog e com certeza vou me tornar assídua frequentadora.

Abraço!
Ivanilde


Olá Ivanilde !

Parabéns pela aquisição da loja ! E obrigado aos elogios ao blog.
Entretanto, seu caso é parecido com o de algumas centenas, para não dizer milhares de brasileiros.
Seja por questão de oportunidade, herança, ou qualquer outro motivo, acabam por adquirir um ponto comercial sem a menor noção do que montar nesse ponto.
Outro erro gravíssimo, apontado principalmente por órgãos como o Sebrae, é o de montar algum tipo de comércio, sem a menor noção ou konw-how do segmento no qual se está iniciando. Não conhecer as "regras do jogo" de um novo negócio pode jogar um balde de água fria em seus negócios.

Não existe muita mágica no seu caso. Para encontrar uma resposta como essa, seria necessário uma análise profunda da região. Quando adotamos "achismos", corremos sérios riscos de errar, e feio. É necessário observar se o fluxo de turistas propicia bons negocios o ano inteiro ou somente em temporadas. Se existe vida e um comércio interessante em épocas de baixa temporada, se qualquer tipo de negócio que você pretente montar poderia cair nas graças do consumidor da região.

Diz-se que um bom vendedor é capaz de vender de tudo, até mesmo geladeiras para esquimós, mas não acredito que você deva levar em consideração um ditado como esses. Em muitos casos, o sucesso de um empreendedor vem da ousadia, mas também vem da paciência em saber colher os resultados. Em muitos casos, antes de você optar por um novo negócio, você terá de criar a "demanda" para seu consumidor, ou seja, criar o interesse deste em comprar com você.

Lembro de um caso de uma conhecida rede de fast-food de comidas árabes, que no projeto piloto de uma unidade no México, distribuiu durante dias em um trailer improvisado, esfihas e kibes, de modo a fazer com que os quitutes caissem no gosto da população local. Apesar do mundo globalizado que vivemos, o mexicano não tinha o costume, nem o conhecimento, de tais produtos.

Assim talvez seja com você, caso queira arriscar uma novidade.

Pelo que me descreve, e por sua experiência com uma mercearia que vendia de tudo, arriscaria com certeza algum trabalho ligado ao turismo, vendendo de artesanatos a quitutes regionais. Da forma como nas poucas palavras de seu e-mail, você reforça essa questão turística, acredito que além de parecer um bom segmento de mercado, parece que além de expertise, você também parece gostar deste tipo de trabalho. Boa parte do sucesso pode ser creditada à se trabalhar em algo no qual se acredita e gosta.

Recomendo que você procure o Sebrae de sua região, para tentar obter melhores dados. Quem sabe o Sebrae não lhe dá uma pista mais próxima ?


Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com