terça-feira, 13 de abril de 2010

O papel das redes sociais no varejo

por Caio Camargo

Um dos assuntos mais comentados hoje no mundo do varejo está na questão do uso das redes sociais para alavancar as vendas e o resultado da marca. Na cabeça dos varejistas ainda resta a dúvida:

Vale a pena ?

Existem alguns fatores a se considerar: Nunca foi tão fácil se entender e se relacionar com o shopper através do contato que redes como o Orkut, o Facebook e o tão comentado Twitter. Da mesma maneira, nunca foi tão fácil para os consumidores julgarem (para o bem ou para o mal) as marcas e produtos que consomem.

O chamado Buzz (do inglês termo que designa barulho ou zumbido) hoje é tão difícil de se monitorar quanto de se controlar. Nunca antes os consumidores tiveram uma voz tão poderosa quanto às redes sociais. Um simples atraso ou erro de entrega pode gerar uma mensagem através de um consumidor satisfeito que atinja não somente a um pequeno grupo de pessoas, mas centenas ou talvez até milhares de potenciais consumidores.

Dessa maneira, se não deseja interagir com seus consumidores, estar nas redes apenas para monitorar ou buscar saber o que falam de sua marca/empresa para o bem ou para o mal, é quase uma obrigação.

Também é um bom motivo saber que sempre usufrui mais de bons resultados aqueles que chegam primeiro. O fato de que a maioria das redes sociais tem seu uso gratuito, permite que as empresas arrisquem estar nesses canais de comunicação com seus consumidores. Não dá para saber antecipadamente se uma nova rede ou site será um sucesso, entretanto, sempre vale a pena tentar, pelo baixo risco.

No Brasil, as redes mais importantes em atividade hoje são as dos sites Orkut, Facebook, LinkedIn e Twitter. Em termos de estratégia, não da para relevar nas redes apenas a questão do numero de usuários ou de audiência. Para cada produto ou marca a ser trabalhado, assim como o tipo de abordagem ou informação que procura se obter, existem redes específicas.

Assim sendo, o Orkut pode ser utilizado para abordagens de perfil mais popular, assim como o Facebook tem rapidamente crescido no Brasil, sobretudo em perfis sociais mais elevados (boa parte de sua interface é inglês, o que confunde e inibe a popularização). O LinkedIn tem uso mais profissional, indicado principalmente para ações B2B, e o Twitter hoje aparece como uma grande rede de informação, onde aparecem a cada dia criativas idéias de promoção e conquista de novos consumidores.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo (@caio_camargo)
FALANDO DE VAREJO (@falandodevarejo)
www.falandodevarejo.com.br