quinta-feira, 10 de junho de 2010

Melhores franquias do Brasil em 2010 são premiadas em evento em SP

Pequenas Empresas & Grandes Negócios anuncia a Franquia do Ano, a Franquia Emergente e as melhores redes em 13 categorias

Foi realizado na última terça-feira, no Citibank Hall, em São Paulo, o evento promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios para anunciar as As Melhores Franquias do Brasil 2010.

Realizada pelo sétimo ano consecutivo, a premiação visa apontar a Franquia do Ano e a Franquia Emergente, além das redes que mais se destacaram em 13 categorias - Alimentação; Cafeteria e Confeitaria; Casa, Decoração e Presentes; Cosméticos, Perfumaria e Farmácia; Ensino de Idiomas; Lazer; Saúde e Bem-Estar; Serviços de Limpeza e Conservação; Serviços Financeiros e Consultorias; Treinamentos e Cursos; Veículos; Vestuário, Calçados e Acessórios.

Nesta edição, 311 empresas disponibilizaram seus dados para análise pela equipe de especialistas da Serasa Experian, uma das mais respeitadas empresas de análise do Brasil. Além do desempenho financeiro, são considerados comentários e experiências dos franqueados de cada rede, o que possibilita uma avaliação mais ampla de cada franqueador.

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios lança durante o evento a sétima edição do Guia de Franquias, anuário de referência no mercado, que conta com mais de 500 redes brasileiras e que traz reportagens com os vencedores do prêmio, além de orientações e dicas para quem quer investir neste setor. “A continuidade deste guia reflete a importância que o setor tem na economia nacional e o nosso interesse em fornecer informações relevantes para empreendedores que buscam inspiração para começar um negócio”, afirma Sandra Boccia, diretora de redação.

O setor de franquias brasileiro é o terceiro maior do mundo. Em 2009, cresceu mais de 14% e movimentou R$ 63 bilhões. Essa expansão resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho, totalizando cerca de 700 mil empregos diretos. De acordo com Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, as previsões anteriores foram confirmadas. “A crise não inibiu o setor de franquias, pelo contrário motivou o sistema. O que mais chama atenção nos dados é o aumento significativo no número de redes e unidades. Em 2009, 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643”, afirma o executivo.