terça-feira, 8 de junho de 2010

Sem lojas físicas, Sacks fatura 100 milhões de reais

Como a loja virtual de cosméticos Sack's se tornou a maior varejista de perfumes e cosméticos da América Latina
Aos 15 anos de idade, Carlos André Montenegro queria ser DJ, mas a paixão pela música o levou a outra vocação, a de empreendedor. Em uma das viagens que fez aos Estados Unidos e à Europa para conhecer as novidades musicais e aprender sobre as tendências da época, Montenegro conheceu o site de varejo online Amazon.com. Ali, ele descobriu a possibilidade de comprar discos importados sem sair de casa, e percebeu o potencial da internet e do comércio eletrônico.

Depois de trabalhar como estagiário no extinto buscador Cadê e de testemunhar a entrada de grandes varejistas no mercado digital brasileiro no final dos anos 90, como a livraria virtual Booknet, atual Submarino, o empresário resolveu montar seu próprio negócio na internet. Em 2000, com 21 anos, criou a loja virtual Sack's, em sociedade com o amigo Marcelo Franco. O objetivo era vender cosméticos pela internet, usando, como ponto de partida, o estoque da perfumaria do pai de Franco. Com um capital inicial de 20 mil dólares, eles criaram a plataforma de vendas online e providenciaram a estrutura de comércio virtual.

Foco no interior


Para encontrar um nicho de mercado, desde o início, Montenegro buscou alcançar principalmente o público do interior do país, que não tinha acesso a produtos importados em suas cidades e tampouco podia viajar para comprá-los. Conseguiu. Apesar de não ter diminuído a clientela da loja física, com o tempo, o estoque do pai de Marcelo não era mais suficiente. Com dois anos, 70% do volume de produtos já era vendido na internet.

Dez anos depois da inauguração, a Sack's possui estoque próprio e chega registrar 4 milhões de visitantes brasileiros por mês, com mais de um milhão de compradores e uma receita de 100 milhões de reais. Além das vendas crescentes, Montenegro também se orgulha de ser dono do único site brasileiro que comercializa marcas internacionais, como Chanel, MAC, Kiehl's, Perricone, Viktor & Rolf e Acqua Di Parma. Mesmo importados, todos os produtos chegam pelos Correios para o comprador no prazo de três a cinco dias úteis, dependendo da região do país.

Divulgação é tudo

Os contratos firmados com as marcas foram fruto de um grande investimento em marketing, para aumentar e consolidar a credibilidade da empresa, tanto perante o público, quanto diante dos fornecedores. Durante os primeiros cinco anos de empresa, quase todo o lucro recebido era voltado para propaganda. Hoje, 10% é a fatia destinada para estratégias de divulgação.

Diante dos resultados positivos, o empresário não cogita a possibilidade de criar lojas físicas da Sack’s. Para ele, o volume de vendas de uma loja física é muito menor do que o de uma virtual, que pode atender milhares de pessoas simultaneamente. "Na Sack's há, em média, 5.000 usuários ao mesmo tempo, podendo ter picos de até 20.000. Em uma loja física, isso seria impossível".

Mesmo assim, ele considera que comércio em lojas físicas e virtuais pode coexistir. "A Americanas.com, por exemplo, só tem a credibilidade e o reconhecimento que tem por causa da loja física que todo mundo conhece. As duas formas podem andar juntas", opina.

Fonte: Exame.com