quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ABF promove 1º salão de Franquias durante a Feira do Empreendedor no Rio Grande do Sul

A abertura oficial do espaço será realizada nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, no Bourbon Shopping, em Porto Alegre
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e a Associação Brasileira de Franquias (ABF) promovem, durante a Feira do Empreendedor 2010, o primeiro Salão de Franquias do Estado.

A abertura oficial do espaço será realizada nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, às 10h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. O Salão de Franquias contará com 56 empresas que estarão oferecendo seus produtos entre os dias 9 e 12 de setembro, no Centro de Exposições da FIERGS, local da feira. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível.

Após a abertura do evento, haverá o painel Franchising: uma escolha inteligente para franqueadores e franqueados, que irá explorar os cases de sucesso do Bobs, cadeia de fast-food, e da Loja Trópico, especializada em roupas e acessórios da moda surf. O primeiro será apresentado pelo CEO do Bobs e presidente da ABF, Ricardo Bomeny. Quem falará da Trópico, localizada no Bourbon Ipiranga, será o franqueado Luis Henrique Silva.

As empresas que farão parte do Salão de Franquias são: Remax, Rabusch, On Byste, Trópico Surf, Saúde no Copo, Exactus, Espetinhos Mimi, Café do Porto, BCU, Shopping Canoas, Interesat, Deep Shock Cosmetics, Casa das Cuecas, Vulgo, Veloz Cred, Loja Bella, Prepara Cursos, Pizzaiollo Delivery, Editora Lamonica, Tostare Café, Tevah, Zaiom, Vida Animal, ProSul, Seguralta, Saffi, França Varejo e Franchising, ADV Negócios, SOS Dental, PBF, Fisk, Rainha das Noivas, Power Boss, Mister Festas, Cacau Show, Bob's, Kumon, Farmais, Casa do Pão do Queijo, Spoleto, Fábrica di Chocolate, Del Turista Brinquedos, Sigecon Condomínios, Candy Bouquet, Carmen Steffens, Água Doce e Microvix.

Além do Salão de Franquias a ABF marcará presença com um estande institucional, onde profissionais estarão disponíveis para sanar as dúvidas dos visitantes sobre o setor.

O setor de franquia fechou o ano de 2009 com um faturamento de R$ 63 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. Recente levantamento da ABF projeta crescimento de 18% em 2010. “A grande aposta do setor em 2010 são as microfranquias, (negócios de até R$ 50mil de investimento) e a exploração de novas cidades”, afirma o diretor executivo da entidade, Ricardo Camargo. “O Rio Grande do Sul já é visto como promissor para contribuir com o crescimento do setor nos próximos anos”, conclui.

"Toda a região Sul tem chamado atenção, principalmente porque conta com um público exigente e diferenciado, além de ser ideal para que se introduzam novos produtos, tendências e ideias" completa o diretor regional da ABF, Gustavo Schifino. De acordo com estudo da ABF, com base nas franquias associadas, a região Sul é responsável por 13,1% de redes no Brasil, sendo 44% no Paraná, 31% em Santa Catarina e 25% no Rio Grande do Sul. Em faturamento, a região representa 9,0% de todo território brasileiro, sendo 80,1% no Paraná, 12,1%, no Rio Grande do Sul, e 7,8% em Santa Catarina.

Na avaliação do superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, o Rio Grande do Sul é mercado em potencial para o segmento de franchising, já que grande parte da economia é baseada no setor industrial e de serviços. “Acreditamos que através da Feira do Empreendedor, espaço que fomenta oportunidades de negócios, possamos estimular o interesse dos gaúchos para este setor em crescimento no País”, acrescenta Lopes. Devido à grande procura por parte dos empreendedores, o Sebrae/RS e a ABF optaram por aumentar o número de estandes no salão, passando-o de 42 para 56.

A Feira do Empreendedor tem o objetivo de mobilizar os visitantes a explorar o seu potencial empreendedor e é uma ótima oportunidade de fazer bons negócios. O evento contará ainda com apresentações culturais, informações sobre abertura de empresas e gestão empresarial, inovações tecnológicas, missões empresariais, oficinas e palestras sobre diversos temas.

Serviço:
Feira do Empreendedor 2010 – Rio Grande do Sul
Data: de 9 a 12 de setembro
Local: Centro de Exposição FIERGS - Porto Alegre