terça-feira, 26 de outubro de 2010

Alshop dá dicas para quem quer garantir a vaga após trabalho temporário

Com cenário positivo e a indústria de shoppings crescendo a passos largos, a partir da chegada de novos empreendimentos por todo o Brasil, o setor varejista espera incrementar suas lojas com a contratação de aproximadamente 130 mil trabalhadores temporários que irão atuar nos períodos que antecedem à data natalina de 2010.
Este é o número constatado segundo pesquisa realizada pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) junto a dezenas de marcas do setor de todo o País, um crescimento de 10% sobre o mesmo período do ano anterior, diante do efetivo de 119 mil profissionais contratados pelo setor no ano passado. Conforme comportamentos anteriores, cerca de 75 mil destas vagas serão preenchidas por pessoas com idade entre 18 e 40 anos.

Mas o candidato que deseja garantir a sua permanência no ponto de venda deve ficar atento à algumas regras básicas de conduta, pois a avaliação é constante por parte de seus superiores no período anterior à contratação definitiva. “Primeiramente, avalie seu próprio perfil e tente descobrir qual é seu público-alvo. Se você se identifica com a sofisticação apresentada por algumas lojas, não descuide do visual, e não se esqueça de que estar bem vestido, é diferente de ter que se arrumar para uma festa. Lembre-se que suas roupas funcionam como a embalagem de um produto”, destaca a gerente de Recursos Humanos da Alshop, Solange Teixeira.

Na contramão do luxo, se o seu segmento de atuação é o público mais jovem, o cenário muda, e nestes casos vale o uso de piercings, tatuagens, cabelos extravagantes e uma moda mais despojada, sem deixar de lado o cuidado na abordagem de seus clientes, clareza nas informações e uma boa iniciativa, pois a cortesia e educação são sempre bem vindas, até mesmo na informalidade, e isso diferenciará você dos outros candidatos à vaga.

Para projetar seriedade e responsabilidade, convém as mulheres não exagerarem na maquiagem, no perfume e nem na altura do salto. “Opte por uma roupa de bom caimento, uma saia, calça, camisa ou blazer, e esteja elegante, deixando as roupas mais chamativas para ir à um programa de fim de semana. No quesito comunicação, é salutar evitar gírias, e prestar atenção no tom de voz usado, pois algumas pessoas, quando ficam nervosas ou ansiosas, falam depressa ou alto demais”, aponta Solange.

Existem muitas outras dicas e pontos a serem discutidos e analisados, mas ao contrário do que a maioria pensa, conseguir emprego não é difícil, mas permanecer ele, sabendo que há uma data certa para você sair, torna a situação um pouco mais delicada. “Seja sociável, interessado, acessível, comprometido, flexível, tenha jogo de cintura frente aos imprevistos, enfim, invista nestas características para que você tenha o retorno que deseja: a efetivação da vaga”, conclui a executiva da Alshop.

Fonte: Divulgação Alshop