quarta-feira, 13 de outubro de 2010

POPAI Brasil e ABA promovem PDV no Marketing Mix nos dias 20 e 21 de outubro

Durante o evento, estarão expostos as peças candidatas ao Prêmio POPAI Brasil
O POPAI Brasil, associação dedicada ao desenvolvimento e valorização do marketing no ponto de venda, em parceria com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) promove nos próximos dias 20 e 21 de outubro a feira e congresso PDV no Marketing Mix. A edição 2010 traz o tema "PDV: Alianças Para Operar o Mundo Sem Fronteiras" e será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O principal objetivo da feira será discutir como a aliança entre o mundo real e o virtual multiplica as fronteiras do ponto de venda, de pequeno, médio ou grande porte. O evento discutirá o novo papel do varejo, que tem como desafio a expansão das marcas, a ampliação do relacionamento com os consumidores e ativação de novas vendas.

O congresso do PDV no Marketing Mix abordará o processo de decisão de compra atual e as oportunidades para investimentos no varejo, com foco em novidades e tecnologia. A palestra central do congresso será ministrada por David Plante, diretor da Target, considerada o terceiro maior varejo dos Estados Unidos.

Plante contará o case da rede, com mais de 1.700 lojas no país, que teve de se adaptar à nova realidade econômica dos norte-americanos. Diante da recessão e da cautela dos shoppers, a rede precisou rever os serviços e diferenciais que apresentava aos clientes, para retê-los e fidelizá-los. O palestrante é gerente de Marketing e Competitividade em Lojas da Target, especialista em marketing e trade marketing e tem mais de 20 anos de experiência no segmento.

O evento trará ainda palestras sobre antropologia do consumo, ciência que analisa o comportamento do consumidor com relação à compra e a nova medida da pesquisa "O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados", realizada pelo POPAI Brasil. Entre outras novidades, a pesquisa apontou a diminuição do tempo de permanência do shopper no ponto de venda e o aumento da freqüência de visitas ao canal.

O congresso também debaterá o papel dos pequenos e médios varejos para o consumidor e como classificá-los e qualificá-los como pontos de comunicação, onde o consumidor pode buscar informações sobre os produtos que pretende comprar. "O ponto de venda precisa estar preparado para um consumidor com maior poder de consumo. Esse movimento trará ganhos para toda a cadeia de consumo, incluindo a economia brasileira", afirma Chan Wook Min, presidente do POPAI Brasil.

A feira terá uma área específica para a exposição dos projetos de ponto de venda concorrentes ao prêmio POPAI Brasil 2010. As peças serão avaliadas em 29 categorias, considerando briefing; criatividade; design; praticidade e funcionalidade de uso; e eficácia na exposição da marca, produto ou serviço. A escolha é realizada por um painel de 21 jurados, composto por fornecedores, representantes de agências de publicidade, anunciantes e varejistas.

Para este ano, são esperados cerca de 400 congressistas e mais de 3.000 visitantes, durante os dois dias do evento. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.aba.com.br

Sobre o POPAI Brasil:

O POPAI Brasil (The Global Association For Marketng at Retail) é a principal associação internacional dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e valorização da comunicação e do marketing no Ponto de Venda. Presente no País desde 1997, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que reúne todos os players da cadeia, incluindo a indústria de bens e consumo, o varejo, agências de comunicação e fornecedores de materiais para o ponto de venda. Fundada nos Estados Unidos em 1936, está presente em mais de 27 países.

A entidade é responsável pelo Prêmio POPAI Brasil, principal premiação do marketing no ponto de venda. Criado em 1999, o objetivo é reconhecer e homenagear os melhores trabalhos de marketing no ponto de venda, ressaltando os displays, campanhas promocionais e demais peças de comunicação direcionadas aos pontos de venda. O POPAI Brasil também elabora as principais pesquisas e análises de mercado sobre o comportamento do shopper no ponto de venda.