terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O que pode acontecer em 2011?

Ola a todos

Como todo o começo de um novo ano traz consigo uma renovação em nosso ânimo e expectativas para o virá a se desenrolar nos próximos doze meses, resolvi trazer para este artigo uma pequena síntese de tudo o que vem sendo falado por aí, em relação à economia, e particularmente sobre o varejo.

2010 foi um ano excelente, seja pelo crescimento da economia, pela continuidade do crescimento do poder aquisitivo da população em geral, sobretudo as classes CDE ou ainda, pelos resultados de vendas dos principais mercados.

Mas o que esperar de 2011? O que se diz atualmente é que apesar de um ano extremamente favorável, vamos conviver com uma briga forte por parte do governo em tentar controlar uma possível escalada da inflação, por conta do aumento do consumo. Para conter os juros, especula-se que haja um controle (leia-se um possível aumento) dos juros.

A classe C, beneficiada pelos programas sociais, onde inclusive já esta sendo cogitado um aumento no programa bolsa-família, continuará a crescer e aumentar sua importância na cadeia de consumo, criando diversas novas oportunidades para varejistas e investidores interessados nesse nicho de mercado.

Mas nem só de classe C vive o Brasil. Grandes grupos varejistas, assim como grupos do mercado de luxo vêm olhando cada vez mais para o país como uma grande possibilidade para expansão e crescimento de suas bandeiras, em muitos casos, sendo mais interessante do que países como Índia e China, pela facilidade de implantação, adaptação e assimilação de conceitos e produtos.

De um modo geral, o Brasil deve se sair bem em 2011. Sem tendências à grandes sustos, o ano mostra-se como um excelente momento para planejar e investir no crescimento, apoiados pela forte tendência de alta no consumo.

Mexa-se !

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/