segunda-feira, 2 de maio de 2011

APAS 2011 debate a inovação no setor supermercadista

Com o tema “Inovação simplificando a vida do consumidor”, evento da APAS discutirá as novidades para aprimorar o relacionamento entre consumidor e supermercado
A APAS – Associação Paulista de Supermercados realiza entre os dias 9 e 12 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, a APAS 2011 – 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, o maior evento mundial do setor. Com o tema “Inovação simplificando a vida do consumidor”, o público poderá conhecer as novidades em produtos, equipamentos e serviços para o varejo, contemplando gestão e tecnologia para aprimorar o relacionamento com o consumidor.

Durante os quatro dias, são esperados 75 mil empresários e executivos do setor de supermercados de todo o Brasil e da América Latina. A expectativa é que sejam gerados R$ 5 bilhões em negócios. Serão 68 mil m² de área de exposição, com 550 empresas fornecedoras do varejo. Nesse espaço, há ainda projetos especiais como o do SEBRAE-SP, para promover o desenvolvimento de pequenos fornecedores, e área reservada para expositores internacionais. Este ano, o espaço para o associado ficará na entrada do pavilhão, proporcionando assistência mais próxima e personalizada.

O site da feira (www.feiraapas.com.br) possibilitará aos participantes do evento integração e interatividade com os estandes, expositores e diretores da APAS. A interface digital do evento tem uma estrutura abrangente, dinâmica e em sintonia com as principais redes sociais, como: Twitter, Facebook, Orkut, Youtube e Flickr. No blog, haverá depoimentos em áudio e vídeo, notícias, pesquisa de expositores, entre outros recursos.

“O setor de supermercados é responsável pelo abastecimento da população e nosso evento tem o papel de apresentar meios para que esse compromisso seja cumprido com eficiência”, observa João Galassi, presidente da APAS.

A APAS apresenta ainda os seguintes projetos especiais:

· Projeto Empreendedor APAS – Com o objetivo de viabilizar a participação de micro e pequenas empresas na feira, a entidade subsidiará a sua inclusão.

· Espaço Popai – Com o apoio do Popai Brasil, entidade que estuda a exposição no ponto de venda, empresas especializadas em merchandising e materiais de PDV apresentarão suas novidades.

· Área Internacional – Em 50 stands de empresas internacionais serão expostas as novidades para o setor, com destaque para o, Fundacion Exportar (Argentina), Castilla la Mancha e Agrosevilla (Espanha) e Conglomerado de Alimentos da Alemanha (Camara Alemã), entre outras.

· Aphortesp – Trata-se de uma área especial dentro da feira (114 m²) onde estarão reunidos expositores da Aphortesp (Associação de Produtores e Distribuidores de Hort-Fruti do Estado de São Paulo).

· Responsabilidade Social – Entre as ações sociais do evento estará o projeto de arrecadação, liderado pela vice-diretora de Responsabilidade Social, Suzana Sanzovo.

· Sustentabilidade – Como acontece todos os anos, haverá algumas iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

Congresso de Gestão em Supermercados reúne especialistas nacionais e internacionais

O 27º Congresso de Gestão contará com cerca de 100 palestras entre os dias 9 e 12 de maio, no pavilhão de auditórios do Expo Center Norte. O Congresso reunirá palestrantes nacionais e internacionais, com a abordagem de temas sobre a gestão no varejo, de forma a agregar conhecimentos indispensáveis ao dia a dia das lojas.

Entre os palestrantes confirmados, estão Daniel W. O’Connor, da consultoria norte-americana Retail Net Group, que desenvolve estratégias e soluções de mercado, Richard Winter, presidente do POPAI mundial, e Alexandre Tadeu Costa, Presidente fundador da Cacau Show, entre outros.

O Congresso está estruturado em três módulos de palestras: Motivacionais, para abrir o dia com muita motivação; Fundamentais, com foco na gestão do negócio supermercado; e Estruturais, em que especialistas, CEOs e executivos de grandes corporações nacionais e internacionais apresentam projetos vitoriosos e suas estratégias de ação.

Os participantes de todo o País terão a oportunidade de receber informações e absorver conhecimentos sobre as melhores práticas aplicáveis aos seus negócios em auditórios específicos de Operações, Capital Humano, Finanças e Tecnologia, Marketing, Comercial e Estratégia.

Durante as tardes, ocorrerá a Arena do Conhecimento, com ênfase nas práticas cotidianas dos profissionais que atuam na operação das lojas em contato com os consumidores.

A programação do Congresso inclui ainda as Visitas Técnicas, que levarão grupos de até 20 supermercadistas para conhecer lojas da cidade de São Paulo que são exemplos de excelência em gestão do varejo, com acesso aos gerentes e executivos das empresas visitadas. Os temas destas visitas são Novos Formatos, Atacarejo, Multicanal, Sustentabilidade e Visual Merchandising.

Pelo quinto ano consecutivo, o Congresso conta com o apoio técnico-acadêmico do GVcev – Centro de Excelência em Varejo, da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Neste ano, será apresentada a quinta edição da pesquisa “Retratos do Varejo”, desenvolvida pela APAS em parceria com a Nielsen Company do Brasil e Kantar WorldPanel.