sexta-feira, 10 de junho de 2011

Verdades absolutas no varejo

Ola a todos.
Em algumas discussões com amigos do mercado, sempre colocamos em xeque as questões envolvendo a ciência do varejo. Em minha opinião, o varejo é um dos mais afetados canais frente às transformações de comportamento da sociedade.

Durante décadas ou podemos dizer até mesmo séculos convivemos com um varejo que pouco evoluiu. Algo como praticamente um posto principal de trocas entre os produtores e os consumidores dentro da cadeia de distribuição, assim sendo em termos atuais, podemos dizer que até pouco tempo atrás, o canal varejo, pouco havia criado ou inovado em sua maneira de conversar com o público consumidor.

Não há como negar, conforme já falamos em outros posts, sobre a velocidade de transformação na qual a sociedade vem sofrendo, principalmente em decorrência do incrível volume de informações as quais compartilhamos dia-a-dia. O volume de informações, somado a capacidade de compartilhar conhecimentos faz com que sociedade e seus meios de agir e consumir novos produtos se altere de maneira constante e dinâmica.

Dentro desse cenário, ainda fico perplexo quando encontro livros (me referindo a lançamentos) ou mesmo palestrantes que trazem idéias totalmente retrógadas a respeito do varejo, com um olhar raso e principalmente congelado sobre o nosso mercado, como se o mesmo ainda agisse da mesma forma que há 10, 15 anos.

Pessoas que defendem as mesmas teorias ou apresentam os mesmos conhecimentos sem buscar novas referencias ou novas pesquisas. Acredito que assim como o varejo, o marketing também é uma das ciências que vem se transformando constantemente. Poucas são as teorias de marketing que sobreviveram ao tempo sem precisar serem revistas, por mais recente que sejam.

A cada novo dia, surgem novas teorias, novos gurus, o que a meu ver, são verdadeiros caça-níqueis.

Acredito que a simples idéia de se buscar fama sobre uma teoria fixa já me parece retrógada.
Em minha opinião, se existe alguma questão que dificilmente pode ser absoluta, está nas teorias criadas para o varejo. Eu mesmo em cursos e palestras que realizo, costumo a dizer que tudo o que se aprende sobre varejo pode daqui a 2, 3 anos estar completamente defasado.

Não que nenhum conhecimento sirva, ao contrário, o conhecimento e as práticas do futuro serão exatamente uma evolução daquilo que se faz hoje, por isso, acredito que devemos estar constantemente conectados e informados, buscando anteceder passos e processos, se mantendo jovial e forte em frente à concorrência.

Leia, compartilhe, troque experiências, experimente. Essas são as maneiras mais seguras de estar certo daquilo que se faz.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo