sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Varejo aponta alta de 5,5% nas vendas de dezembro

Segundo o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), a expectativa é que as vendas de janeiro de 2012 cresçam 4,8%, e as de fevereiro, 4,2%

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), pesquisa desenvolvida junto aos associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), aponta alta de 5,5% em dezembro de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com a desaceleração da atividade econômica, a expectativa é que o volume de vendas em janeiro aponte alta de 4,8% sobre o mesmo mês de 2011. Para fevereiro de 2012, o crescimento esperado é de 4,2% em comparação ao mesmo mês de 2011.

Ao contrário dos estudos anteriores e dos resultados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), o segmento de bens não-duráveis projeta crescimento bem mais otimista em relação à verificação anterior, que chegou a apontar retração nas vendas. Historicamente, este segmento tem o maior peso nas medições do IBGE e contribui com cerca de 40% no índice da Pesquisa Mensal do Comércio. A expectativa é de crescimento de 4,2% em dezembro de 2011, 3% em janeiro e 1,8% em fevereiro de 2012.

O segmento de bens semiduráveis (vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos) também reverteu a perspectiva apontada na sondagem passada e sinaliza uma leve retomada, com previsão de vendas de 4% em dezembro, 4,2% em janeiro e 4,8% em fevereiro. Já o varejo de bens duráveis (móveis, eletrodomésticos, material de construção), que se destaca em todas as medições, as perspectivas permanecem mais positivas que os de não-duráveis e semiduráveis, com taxas de crescimento de 9,4% em dezembro, 9,1% em janeiro e 8,9% em fevereiro.