quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Internacional do Consumidor será marcado por ações especiais em lojas gaúchas


O objetivo do varejo é satisfazer aos desejos do consumidor no dia 15 de março

Os varejistas convidam os seus clientes para comemorar o Dia Internacional do Consumidor, que é celebrado no dia 15 de março. O dia será marcado por ofertas exclusivas, ações e novidades que agradem o gosto e o bolso dos compradores gaúchos. A meta dos lojistas é marcar a data como um momento especial que certifique o bom relacionamento entre os fornecedores e consumidores.

- Tanto nas grandes quanto pequenas empresas, a preocupação é mesma: oferecer produtos de qualidade para satisfazer plenamente o consumidor. Ele é a base da economia varejista, portanto não deve-se economizar esforços em busca de seu conforto - aponta o Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch.

A data marca o relacionamento entre o lojista e seus clientes, mas é comemorada em alusão a Declaração de Defesa dos Interesses dos Consumidores, criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Esta mensagem, emitida ao congresso americano em 1983, abriu caminho para as leis de proteção ao consumidor que existem atualmente.

O Dia Internacional do Consumidor tem o objetivo de contemplar o fornecimento de produtos com qualidade, o preço justo e a transparência no relacionamento entre os fornecedores e compradores. É um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no Brasil a partir de 1991.

- O consumidor é tudo para o comércio. Se ele retorna é porque o produto foi bem aceito, realmente atendemos bem e oferecemos preços justos. A nossa alegria está em satisfazer nossos clientes - assinala diretor de marketing da CDL Caxias do Sul, Valtuir Rizzo.

É através da expressão dos sentimentos e desejos do público consumidor que as lojas são organizadas. Este público é vasto, afinal, todos se alimentam, buscam entretenimento, compram móveis e imóveis, eletrodomésticos, revistas ou livros, entre diversas outras necessidades. O consumidor é qualquer pessoa física ou jurídica que contrata um serviço ou adquire um produto para atingir diversas finalidades.