sábado, 14 de abril de 2012

Portal inédito no Brasil permite melhorar a gestão das empresas

Gratuitamente, o Portal permite mensurar o nível de maturidade da gestão e orienta os empresários a realizar melhorias para ampliar a lucratividade e a competitividade do negócio

As micro e pequenas empresas brasileiras ganham um importante aliado na busca pelas melhores práticas de gestão. Acaba de ser lançado o MahaGestão (www.mahagestao.com.br), portal inédito no Brasil e totalmente gratuito, que possibilita aos empresários avaliar, a partir dos fundamentos básicos da administração, o nível de maturidade da gestão das empresas.



Criado com base em conceitos inovadores, o MahaGestão tem a proposta de “Medir e Evoluir”, de forma objetiva e sustentável, a forma como as empresas são geridas, apresentando planos de melhoria personalizados de acordo com as necessidades de cada empresa. A partir dessas informações, é possível auxiliar os gestores a implementar melhorias que ampliam a lucratividade e a competitividade do negócio.

A iniciativa do portal é do Instituto MahaGestão, um novo empreendimento formado por profissionais com mais de 20 anos de experiência na área empresarial e acadêmica, e que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre as melhores práticas de administração junto às micro e pequenas empresas, responsáveis por grande parte dos empregos gerados no Brasil. O Instituto atua como uma instituição especializada em estudo e pesquisa, visando fornecer estatísticas e conteúdo técnico de diversos setores.

De acordo com Fábio Tulio, criador e diretor do MahaGestão, a expectativa é que o portal auxilie, já em seu primeiro ano de atuação, mais de 50 mil empresários em todo País. “É um modelo único e inovador, que utiliza uma linguagem simples, ao alcance de todos”, destaca, acrescentando que o portal foi lançado com o objetivo de agregar valor e contribuir para que as empresas cresçam e se tornem mais lucrativas e competitivas, uma vez que o portal aponta claramente os pontos que precisam de maior atenção e orienta o que deve ser feito e em que ordem. “O Brasil conta com mais de seis milhões de micro e pequenas empresas, mas muitas delas encontram dificuldades de sobrevivência e rentabilidade por problemas de gestão. O MahaGestão permite que o gestor avalie a maturidade da gestão do negócio e faça comparações utilizando um índice que leva em consideração as mais modernas teorias da administração e as melhores práticas de mercado”, destaca.

Além disso, o portal MahaGestão surge como o novo aliado dos consultores e entidades de classe em prol da melhoria da administração de micro e pequenas empresas. “O portal é de grande utilidade para consultores, entidades de classe e demais instituições que buscam agregar valor na gestão das empresas, pois o MahaGestão evidencia os principais pontos de melhoria e os avanços realizados na empresa ao longo do período”, afirma o diretor do MahaGestão.

Os interessados em conhecer o projeto devem entrar no portal (www.mahagestao.com.br) e responder questões sobre alguns processos-chave, como compras, vendas, estoque, pagamento, recebimento, entre outros. Com base nas informações, o portal gera, instantaneamente, a partir de algoritmos especialmente desenvolvidos para o projeto, o Índice MahaGestão, que aponta o atual estágio de maturidade da gestão da empresa. O portal também faz uma análise detalhada com gráficos de desempenho dos processos do negócio, apontando as oportunidades de melhoria identificadas.

Fábio Túlio explica que, após o diagnóstico e a análise dos gráficos apresentados, o MahaGestão sugere planos de ação, de acordo com as necessidades de evolução da empresa, disponibilizando uma série de alertas para que o gestor possa controlar a execução das tarefas propostas. Ao completar a execução do plano, é possível gerar uma nova análise e atualizar seu Índice MahaGestão, iniciando um novo ciclo. Túlio destaca que o MahaGestão conta com uma sólida política de confidencialidade das informações, garantindo ao usuário que os dados introduzidos no sistema estejam seguros e sejam utilizados apenas para fins estatísticos, colaborando para a formação do índice MahaGestão.

O diretor do Instituto MahaGestão reforça que a criação do índice é importante também para que o empresário possa fazer uma análise de sua empresa em relação ao mercado onde ela atua. “O Índice MahaGestão é uma iniciativa inédita no mundo e contribuirá para que as empresas cresçam de forma sustentável. Nossa perspectiva é de que ele se torne um padrão para a medição do nível de maturidade de gestão das empresas em alguns anos”, conclui.