quinta-feira, 19 de abril de 2012

Saul Singer abre "Semana do Empreededorismo Criativo" na Livraria Cultura

Coautor de "Nação empreendedora – o milagre econômico de Israel e o que ele nos ensina", conferencista internacional fará palestra inicial dia 23, às 20h, sobre startups no Teatro Eva Herz, em São Paulo

Reunir grandes nomes a fim de debater a criatividade como fio condutor para resolver questões no ambiente corporativo e promover a transmissão de conhecimento é uma das propostas da Semana do Empreendedorismo Criativo. O evento, que acontecerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em parceria com a ClearSale, de 23 a 26 de abril, abordará modelos de gestão de negócios baseados na valorização das pessoas e nas suas habilidades no espaço de trabalho. Divididos em rodas empreendedoras, atividades e palestras, os encontros contarão com nomes como o jornalista, palestrante internacional e autor Saul Singer, que abordará o tema start up na abertura oficial do evento.



Aberta ao público e com entrada franca todos os dias, a Semana do Empreendedorismo Criativo contará, no primeiro dia, com as rodas empreendedoras - discussões a respeito de um tema central e atividades dinâmicas com duração aproximada de 1h e 30 participantes -, que terão como temas: Empreendedorismo Universitário, Empreendedorismo para a Vida, Startups e Empreendedorismo Executivo. Todas contarão com a participação de convidados especiais como: Edivan Costa, fundador da Sedi; Edson Mackeenzy, cofundador da Videolog; Valter Pieracciani, consultor de gestão da Inovação; e Paulo Lalli, ex-diretor de marketing da Havaianas, entre outros.

Nos dias seguintes ao evento, sempre com atividades das 18h às 20h, os participantes terão em sua agenda uma palestra com Ademar Bueno (Coordenador do Centro de Cooperação da FGV), e Pedro Chiamulera, CEO da ClearSale, que vão abordar formas para que se crie uma cultura de inovação nas companhias. Na programação de palestras, André Palhano (jornalista e coordenador da Virada Sustentável), Jiddu Pinheiro (ator e cofundador do centro cultural O Barco), e Léo Brant, pesquisador cultural e empreendedor criativo, discutirão formas para que a cultura seja inserida no dia a dia das empresas. Para fechar o circuito, no dia 26, a palestra de Hamilton Santos (diretor do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas do Grupo Abril), e Clovis Bojikian (Conselheiro da Fundação SEMCO). Eles vão abordar questões como: diferenças individuais, transformação do trabalho em um local agradável e prazeroso, produtividade e o desafio de lidar com pessoas.

Para marcar a ocasião, a ClearSale, companhia comandada por Pedro Chiamulera e Bernardo Lustosa, lançará o livro A ClearSale tem um segredo. As pessoas, que conta a trajetória de sucesso da empresa em solo brasileiro.

As inscrições para participar da Semana do Empreendedorismo Criativo deverão ser feitas pelo site www.empreendedorismocriativo.com.br

Programação

Segunda-feira, 23 de abril, das 9h às 11h30

Empreendedorismo Universitário

A Roda Empreendedora Universitária concretizará uma troca enriquecedora de experiências voltada a estudantes que, imersos no campo teórico, planejam mergulhar nas questões práticas e explorar o mundo do empreendedorismo.

Participantes especiais

Prof. Hashimoto: com anos de dedicação ao empreendedorismo, Hashimoto é Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Professor da Faculdade Campo Limpo Paulista. O Sócio-fundador da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas irá enriquecer, com vivência e sabedoria, as discussões na Roda voltada aos universitários e torná-la ainda mais completa.

Wagner Marcelo: empreendedor desde os 16 anos, atualmente é sócio proprietário da Intellecta e Codeflex. Além disso, é coordenador do grupo de StartUPs da PUC-SP. Com essa bagagem empreendedora, sua contribuição na Roda de Empreendedorismo Universitário será valiosa!

Wilton Pinheiro: CEO do ViajeMe, startUP voltada ao setor de turismo, e cofundador do B2Learn, plataforma de rede social privada voltada a treinamento corporativo, que foi vendido em 2011 para a Ciatech. O jovem empresário, engenheiro da computação pela Unicamp pode injetar motivação em todos os universitários que pretendem se engajar no mundo do empreendedorismo.

Local: Teatro Eva Herz

Segunda-feira, 23 de abril, das 13h às 15h30

Empreendedorismo StartUPs

A Roda Empreendedora StartUPs será um intercâmbio de ideias entre pessoas que buscam concretizar sonhos empreendedores com garra e coragem, ainda que com escassez de recursos e processos. A Roda incitará a aprendizagem mútua junto a empreendedores que ganharam estrada e obtiveram sucesso.

Participantes especiais

Daniel Wjuniski: é CEO e cofundador do Minha Vida, cuja missão é democratizar informações de Saúde e Bem-Estar para melhorar a qualidade de vida da população. Também é sócio e participou da criação do Portal iCarros junto com os fundadores da WebMotors e do Banco Itaú. Em 2011, Wjuniski foi vencedor do prêmio Empreendedor do Ano – E&Y, na categoria Emerging e do Prêmio Empreendedor de Sucesso da revista Pequenas Empresas Grandes negócios. O selecionado pela Endeavor certamente enriquecerá a Roda de Empreendedorismo StartUP ao compartilhar suas experiências.

Diego Reeberg: é o idealizador da Catarse, plataforma de financiamento colaborativo e projetos criativos. A iniciativa, que foi um sucesso no ano passado, promete trazer bons frutos também em 2012. O apaixonado por crowdfunding irá compartilhar as suas experiências, trazendo dicas interessantes a todos que desejam construir um negócio próprio.

Edson Mackeenzy: com apenas 25 anos, Edson Mackeenzy é diretor-executivo do Videolog. Iniciou o negócio em 2004, quando o Youtube ainda não havia sido anunciado. Atualmente, o Videolog tem mais de 380 mil usuários cadastrados. Palestrante e expert em soluções para transmissão e compartilhamento de vídeo, o jovem Mackeenzy terá assunto para compartilhar na Roda de Empreendedorismo StartUPs, e certamente servirá de inspiração a participantes que sonham em se aventurar na abertura de uma nova empresa.

Local: Teatro Eva Herz

Segunda-feira, 23 de abril, das 15h às 17h30

Empreendedorismo para a Vida

A característica comum a todo empreendedor de sucesso é o domínio em empreender a própria vida, governando escolhas e administrando paixões. A Roda para a Vida possibilitará debates sobre os conflitos que habitam as decisões que englobam a vida em seu sentido mais amplo.

Participantes especiais

Edivan Costa: abriu mão da carreira como jogador do Palmeiras para se dedicar ao empreendedorismo. E deu mais que certo: ao fundar a Sedi, empresa que facilita os processos de licenciamento e dribla a burocracia que atrasa o crescimento das empresas, faturou sete milhões de reais em 2008. A empresa continua surpreendendo com índices elevados de crescimento, e hoje atua com grandes clientes, como: Unibanco, Carrefour e C&A.
A determinação e entusiasmo de Edivan prometem estimular os participantes da Roda de Empreendedorismo para a Vida, mostrando que todas as pessoas carregam uma potencialidade empreendedora a ser desenvolvida nas empresas ou na vida em seu sentido mais abrangente.

Wilson Poit: empreendedor do segmento de energia, fundador da Poit Energia. Filho de agricultores de arroz na cidade de Rinópolis, no interior paulista, Poit trabalhou desde cedo para garantir sua independência. Aos 14 anos, vendia batatas aos clientes que frequentavam o armazém de seu pai. De bico em bico, conseguiu juntar dinheiro para pagar o curso pré-vestibular em São Paulo, para onde se mudou em 1976, aos 17 anos. Formou-se engenheiro elétrico pela Faculdade de Engenharia Industrial, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Depois de desfazer a sociedade em uma pequena empresa de engenharia, em 1998, fundou a Poit Energia, dedicada ao aluguel de geradores.

Local: Teatro Eva Herz

Segunda-feira, 23 de abril, das 17h às 19h30

Empreendedorismo Executivo

A Roda Empreendedora Executiva é voltada a quem busca fazer a diferença e acredita que grandes transformações são exequíveis a partir de iniciativas simples. Será um compartilhamento de experiências junto a empresários que valorizaram o próprio time e canalizaram a energia executora para revolucionar a empresa como um todo.

Participantes especiais

Paulo Lalli: as experiências do ex-diretor de negócios da Unidade das Havaianas das Alpargatas são preciosas e estimulam a reflexão sobre as relações interpessoais no mundo do trabalho. Lalli acredita que, para atrair colaboradores produtivos, é importante a manutenção de um ambiente positivo e receptivo às habilidades individuais. Sua contribuição na Roda de Empreendedorismo Executivo poderá encantar aqueles que acreditam na importância da humanização do ambiente coorporativo: “mais que ser uma grande empresa no mundo, é importante ser uma grande empresa para o mundo”.

Valter Pieracciani: é empresário, professor universitário, coordenador de projetos sênior do CLAEQ (Centro Latino Americano para a Excelência, Qualidade e Inovação) e especialista em modelos inovadores de gestão.

A fundação da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, a direção de mais de 400 projetos em companhias líderes em seus segmentos – como Nestlé, Petrobrás, Tetrapak, Pirelli e Avon -, a expertise em recuperação de empresas, e a autoria do livro Usina de Inovações simbolizam algumas de suas muitas conquistas empreendedoras.

Com experiência e espírito inovador, que inclusive concretizou a atividade revolucionária de levar os colaboradores de sua empresa a um retiro espiritual budista na praia, Pieracciani irá agregar conhecimento e libertar novas ideias na Roda de Empreendedorismo Executivo.

Local: Teatro Eva Herz

Segunda-feira, 23 de abril, às 20h

Palestra de Abertura

Na palestra de abertura, contaremos com a ilustre presença do conferencista internacional Saul Singer, coautor do livro Start-Up Nation: A História do Milagre Econômico de Israel, que alcançou o topo na lista dos best-sellers do The New York Times.

Saul Singer é reconhecido pela participação em renomadas empresas – como Johnson & Johnson, IBM e Microsoft -, pelo envolvimento político em Congressos dos EUA e pela visão humanitária atuante em ONGs do Nepal e Haiti.
Um dos maiores empreendedores do cenário mundial, Saul é atração imperdível a todos que pretendem se engajar no mundo do empreendedorismo.

Local: Teatro Eva Herz
Terça-feira, 24 de abril, às 19h30
Palestra Interativa sobre Inovação

A palestra interativa com enfoque em inovação irá abordar dilemas que habitam as mentes inovadoras:

Como evitar o impasse de gerar uma ideia e não executá-la?
Como manter o foco sabendo lidar com os imprevistos da estrada empreendedora?
O que traz mais resultados: assumir ações de risco ou manter a estabilidade?

Palestrantes

Ademar Bueno - Professor e coordenador do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da FGV, que é focado na pesquisa e desenvolvimento de projetos pautados na questão da sustentabilidade. Sua qualificação e aprendizados são bases firmes para o sucesso da Palestra com enfoque “Inovação”, que ocorrerá 24/04 às 19:30, junto ao Pedro Chiamulera, CEO da ClearSale.

Pedro Chiamulera – O CEO da ClearSale já foi atleta e participou das Olimpíadas. Formado em Ciência da Computação na Califórnia, acredita que o ambiente coorporativo, assim como o esporte, exige dedicação e superação constantes. Fundou a ClearSale ao desenvolver um sistema de gestão de fraudes para a C&A e Submarino. Atualmente, a ClearSale é a empresa líder na autenticação virtual, e a segunda empresa que mais cresce no Brasil, de acordo com a Revista Exame PME de novembro/2011.

Local: Cine Livraria Cultura (sala 2)

Quarta-feira, 25de abril, às 19h30

Palestra interativa sobre Empreendedorismo e Cultura

A palestra com enfoque em Cultura vai levantar questões referentes à valorização cultural no ambiente corporativo, como:

Como construir a cultura corporativa respeitando a diversidade e mantendo o foco no core business?

De que maneira é possível sensibilizar por meio da cultura?

Como estimular respostas nas pessoas de dentro para fora?

Palestrantes

André Palhano - Organizador da Virada Sustentável, um movimento para inspirar as pessoas a enxergarem um valor coletivo na sustentabilidade, colunista na Folha de São Paulo, repórter especial na Agência Estado e repórter na Veja. Defensor da transformação da sociedade pela alegria e entusiasmo, Palhano contribuirá com a sua visão otimista e sensível na Roda que alia questões de Cultura e Empreendedorismo.

Jiddu Pinheiro - Com apenas 35 anos, Jiddu constrói a carreira de ator há 17. Já realizou mais de 20 peças, das quais se destacam Ricardo III de Shakespeare, com direção de Jô Soares, e Mãe Coragem e Seus Filhos de Bertolt Brecht, com direção de Sérgio Ferrara. Em 2006, fundou o Centro Cultural b_arco, um espaço de pesquisa e produção em todas as áreas das artes, que se tornou referência de qualidade nos espaços culturais da cidade de São Paulo.

Leonardo Brant – Pesquisador cultural, empreendedor, editor do site Cultura e Mercado, diretor do documentário Ctrl-V, e autor do livro O Poder da Cultura. Presidente da Brant Associados, fundador do Cemec (Centro de Estudos de Mídia Entrentenimento e Cultura), do Instituto Pensarte e do Divercult(Instituto Diversidade Cultural), Brant é também idealizador do programa Empreendedores Criativos e criador do Projeto Asa, uma oficina de arte e tecnologia voltada para crianças e jovens de baixa renda.

Local: Cine Livraria Cultura (sala 2)

Quinta-feira, 26 de abril, às 19h30

Palestra interativa sobre Gestão de Pessoas

A palestra interativa com enfoque em Gestão de Pessoas deve discutir maneiras de implantar a gestão criativa nas empresas, elucidando situações do gênero:

Como lidar com a necessidade de padronização respeitando o espaço da singularidade e diferenças individuais?

É possível ter prazer no trabalho sem perder a produtividade?

Como permitir a coexistência do lado pessoal e profissional na rotina de trabalho?

Palestrantes

Clovis Bojikian - Trabalhou como diretor do Colégio de Aplicação da USP, uma das mais revolucionárias experimentações do ensino na década de 60. Seu posicionamento liberal fez com que fosse afastado do Colégio, ingressasse no grupo Semco S/A e construísse uma empresa na qual os colaboradores se sentissem livres para desenvolver potencialidades criativas. Bojikian é Conselheiro da Fundação Semco e da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – São Paulo) e irá mostrar que sabedoria e inovação são talentos compatíveis.

Hamilton dos Santos - Formado em Filosofia pela USP, iniciou a carreira como jornalista na Folha de São Paulo e, hoje, é diretor do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas no Grupo Abril. A ampla bagagem cultural e a postura crítica quanto às questões empreendedoras tornarão a palestra de Gestão de Pessoas ainda mais interessante, repleta de colocações que estimularão o pensar diferente, e sobre como ser produtivo valorizando a subjetividade de cada pessoa.

Local: Cine Livraria Cultura (sala 2)

SERVIÇO

Semana do Empreendedorismo Criativo

Data e Hora:

Segunda-feira, 23 das 9h às 21h

Terça-feira, 24 das 18h às 21h

Quarta-feira, 25 das 18h às 21h
Quinta-feira, 26 das 18h às 21h

Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Inscrições pelo site: www.empreendedorismocriativo.com.br

*Evento Gratuito – Vagas limitadas