quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paraíba desponta na produção de calçados e realiza evento pioneiro no Nordeste

O Gira Calçados, em sua primeira edição, apresenta o lançamento das principais marcas do mercado, seminário nacional de calçados, salão de inovação e rodadas de negócios. A expectativa é fechar R$ 7 milhões em negócios
O setor calçadista da Paraíba cresceu nos últimos anos uma média de 10%. As inovações dos fabricantes, aliado à criatividade de estilistas e designers, conquistam mais consumidores nacionais e internacionais. Buscando alavancar esse mercado, foi criado o Gira Calçados, que acontece em Campina Grande, na Paraíba, nos dias 5, 6 e 7 de junho. O evento vai apresentar as principais novidades das mais conceituadas marcas de calçados do Brasil, inclusive a coleção verão 2013 do Nordeste. Para a gestora do projeto de calçados e analista do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, a expectativa do evento é movimentar R$ 7 milhões nas Rodadas de Negócios.



A Paraíba, estado sede do evento, é atualmente o terceiro maior polo coureiro calçadista do País, perdendo apenas para as regiões de Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS). Para o mercado externo, por exemplo, o estado exportou 21 milhões de pares, o segundo maior do País. “Hoje, o setor de calçados da Paraíba é bastante forte, empregando quase 25 mil pessoas de forma direta e indireta, o que gera produção anual de 250 milhões de pares”, afirma a analista.

Integrado ao Gira Calçados, outras importantes ações estarão abertas aos visitantes, como o Salão de Inovação, que apresenta as principais novidades em maquinário para unidades fabris. Organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), ao todo 14 expositores colocam à disposição showroom com máquinas e peças. As empresas presentes são: Erps, Klein, Sazi, Ivomaq, GMK, Metal, Eletrovale, Sulmaq, Máster, Serotom, Sulpol, Imacal, Concordia e Tecnomaq.

Além de apresentar as principais novidades do setor calçadista brasileiro e gerar oportunidades de negócios para lojistas e produtores presentes, o Gira Calçados terá programação voltada para quem deseja conhecer um pouco mais sobre importantes temas voltados à indústria no setor. Durante o evento haverá também a 16ª edição do Seminário Nacional da Indústria de Calçados, que aborda temas como sustentabilidade nas empresas, design e diretrizes que os empresários devem ter para garantir saúde e segurança do trabalhador.

De acordo com Éricka Vasconcelos, o Gira Calçados espera atrair mais de 80 expositores e três mil lojistas, comerciantes e demais participantes de todo a região Nordeste. “Temos muito potencial neste setor e pretendemos mostrar um mix de produtos como um dos pólos mais robustos da região”, explica a analista. Além das principais marcas, estarão presentes também expondo seus produtos empresas que fornecem equipamentos e insumos para as unidades fabris.

A 1ª edição do Gira Calçados em Campina Grande conta com apoio do Governo da Paraíba, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos da Paraíba (Sindicalçados), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Programação oficial
Informações detalhadas disponíveis no site www.giracalçados.com.br

Rodadas de Negócios
Dia 06 e 07 de junho, das 9h às 19h.

Seminário Nacional da Indústria de Calçados
Dia 05 de junho, das 9h às 16h

Salão de Inovação e Tecnologia
Dia 05, 06 e 07 de junho, das 17h às 21h

Palestras, oficinas e clínicas tecnológicas
Dia 06 e 07 de junho, das 9h às 17h

Seminários

Palestra: Oportunidades para o setor calçadista no mercado externo e interno.
Palestrante: Enio Klein
Horário: 09h15

Palestra: Ergonomia na indústria calçadista – Diretrizes para segurança e saúde do trabalhador.
Palestrante: Jacinta Renner
Horário: 10h30

Palestra: Design: Um link com saúde e conforto.
Palestrante: Prof. Aluizio Ávila
Horário: 11h30

Palestra: Sustentabilidade na indústria.
Palestrante: Luís José Coelho
Horário: 14 horas

Palestra: O varejo do calçado: Seus desafios e expectativas.
Palestrante: Aírton Manoel Dias
Horário: 15 horas