terça-feira, 14 de agosto de 2012

Em Umuarama, programa leva inovação a pequenas empresas de móveis e varejo

Programa Agentes Locais de Inovação, do Sebrae/PR em parceria com o CNPq, será lançado no próximo dia 16 de agosto; proposta é oferecer orientações gratuitas aos empresários

Pequenas empresas que investem em inovação conquistam novos patamares de desenvolvimento e fortalecem seu legado empresarial. Para auxiliar empresários a identificarem mecanismos para inovar, o Sebrae/PR, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançam, em Umuarama, o Programa Agentes Locais de Inovação para o setor moveleiro e varejista.

O evento de lançamento será realizado no próximo dia 16 de agosto, às 19h30, no Hotel Caiuá. Na ocasião, além da apresentação do Programa, haverá a palestra “Inovação para competitividade”, que será ministrada pelos empresários Luiz Donaduzzi e Carmen Donaduzzi, da Prati-Donaduzzi Medicamentos Genéricos. Para participar, basta confirmar presença no telefone (44) 3622-7028, ramal 4122.


De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Vinícius Milani, o Programa objetiva disseminar, gratuitamente, conceitos sobre inovação por meio das consultorias especializadas. “Os atendimentos, com duração de até dois anos, terão inicio a partir do dia 20 de agosto. Esta é a primeira vez que os setores moveleiro e varejista serão atendidos pela solução no município.”

Vinícius Milani acrescenta que, até junho de 2014, aproximadamente 60 pequenas empresas de cada setor serão atendidas. “Vamos auxiliar os empresários a implantarem processos inovadores para estimular o desenvolvimento estratégico e o crescimento das empresas”, afirma o consultor do Sebrae/PR.

Vinícius Milani esclarece ainda que a inovação não se resume, necessariamente, apenas ao uso de alta tecnologia. Na realidade, trata-se de uma iniciativa viável na pequena empresa e que pode ocorrer com pequenas mudanças e atitudes, como um novo método de marketing, uma nova organização de procedimentos e a implantação de produtos.

Otimismo

O secretário da Indústria e Comércio de Umuarama, Romulo Rauen, afirma que está otimista porque todo desenvolvimento parte de ideias inovadoras. “O Programa Agentes Locais de Inovação chega em um momento oportuno no município e estimulará uma nova mentalidade nos empresários, possibilitando a modernização, o crescimento sustentável e o fortalecimento do município como um todo”, enfatiza.

José Celso Zolim, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), afirma que os empresários estão receptivos porque têm despertado para a importância da inovação. “Acredito que teremos surpresas positivas, tanto em número de participantes quando em resultados. As empresas dos setores moveleiro e varejista estão em fase de crescimento, mas precisam se estruturar para conquistar diferenciais”, assinala.

Na avaliação de Edgardo Rodriguez Veloso, diretor do Sindicato Empresarial do Comércio de Umuarama e Região, a iniciativa otimizará os resultados. “Pequenas inovações, com o envolvimento dos empresários, podem gerar grandes soluções”, enfatiza.

Adriano Henrique Balaroti, presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) Moveleiro de Umuarama, afirma que as empresas do setor têm progredido, mas precisam de apoio, informações e capacitações para alavancarem. “Nesse sentido, o trabalho do Sebrae/PR é fundamental”, assegura.

Segundo Roberto Aparecido Santos, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Umuarama (Sincouma), esta será uma ótima oportunidade para os empresários avaliarem os pontos fortes e fracos de suas empresas e buscarem soluções por meio de orientações continuadas. “As ações do Sebrae/PR são sempre bem-vindas porque trazem qualificação de qualidade.”

Programa

O Programa Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa do Sebrae Nacional, executada no Paraná pelo Sebrae/PR e CNPq. Em Umuarama, a solução conta com a parceria da Secretaria Indústria e Comércio, ACIU, Sindicato Empresarial do Comércio de Umuarama e Região, APL Moveleiro e Sincouma.

Para atender as necessidades e as características específicas de cada empreendimento, os agentes locais de inovação, primeiramente, realizam um diagnóstico inicial, que medirá o grau de inovação da empresa. Com os dados, esses profissionais, selecionados e capacitados pelas duas instituições realizadoras do Programa, têm condições de desenvolver um plano de ação para que o pequeno negócio inove.

Após a execução do plano de trabalho, o agente local volta à empresa para aplicar um novo diagnóstico. A intenção é fazer um comparativo com o antes e o depois. Além dos atendimentos por consultorias, os empresários também podem optar por outros provedores de soluções do Sebrae/PR, como capacitações, palestras e clínicas de tecnologia.

Em 2011, o Programa atendeu mais de 1,8 mil micro e pequenas empresas no Paraná, em diversos segmentos. Do total de empresas sensibilizadas durante a iniciativa, mais de 1,3 mil aderiram à proposta e fizeram a diferença. Entre os resultados alcançados pelas empresas estão o aumento do faturamento, redução de custos, melhoria nos processos e aprimoramento na gestão.

Mais informações no Sebrae/PR, que fica na Avenida Brasil, 3.404, telefone (44) 3622-7028.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.