sexta-feira, 28 de setembro de 2012

IDV e Correios debatem propostas para melhorar a eficiência dos serviços logísticos e de entregas e postais

Uma das medidas é a implantação do Controle Eletrônico de Devolução de Objetos, gratuitamente, dentro de cada empresa

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e a vice-presidente de Rede e Relacionamento com o Cliente da empresa estatal, Glória Guimarães, participaram nesta sexta-feira (28/09), em São Paulo, de uma reunião com os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), na qual debateram algumas propostas para melhorar a eficiência dos serviços prestados pelos Correios para o setor varejista.


A ideia do IDV é se tornar um parceiro dos Correios, já que o varejo é um grande operador logístico, e os Correios são fundamentais para o desenvolvimento do setor logístico no País e da melhoria da competitividade.

Estes aspectos foram discutidos pelo presidente e pela vice-presidente dos Correios e, segundo os executivos,uma das medidas que podem ser adotadas de imediato para melhorar o índice de devolução de correspondências é a implantação, em cada empresa,do CEDO (Controle Eletrônico de Devolução de Objetos). Este serviço é gratuito e permitirá economia em futuras postagens, monitoramento diário e redução no tempo de devolução.

“Com relação à segurança, até o final de 2013, os Correios implantarão o sistema de monitoramento por imagens nos centros de tratamentos. No tocante à segurança externa, algumas ações já foram adotadas, como a definição de áreas com restrição para entregas e a adoção de medidas defensivas”, diz Glória. Já com relação ao controle de entregas, hoje, os Correios utilizam o SRO (Sistema de Rastreamento de Objetos). A eficiência das entregas irá aumentar, a partir do primeiro semestre de 2013, com a implantação do SLA (Gestão do Nível de Serviços por Cliente).

Wagner Pinheiro de Oliveira ressaltou que os desafios levantados pelo IDV serão levadas adiante e superados. “Daí a importância e a urgência de se criar um grupo específico para debater as questões do varejo. As preocupações do IDV são pertinentes para melhorar a eficiência e a perenidade dos Correios. Precisamos construir uma relação duradoura e eficiente com todos. Em 2013, os Correios completarão 350 anos de atividades, e nossa obrigação é atender bem nossos mais de 190 milhões de acionistas, que também são usuários de nossos serviços”, afirma o presidente da empresa estatal.

O IDV e os Correios já agendaram uma reunião para o início de outubro para debater a criação desta diretoria voltada para debater assuntos exclusivos do setor varejista. “Este grupo será muito importante, pois debaterá projetos específicos e de parcerias que os Correios poderão realizar com o varejo, já com prazo definido para implantação de decisões que melhorarão a eficiência dos serviços, reduzindo os custos das empresas, permitindo o crescimento mais acelerado do comércio eletrônico e possibilitando a implantação de novos serviços”, conclui Fernando de Castro, presidente do IDV.