quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mulheres empreendedoras são reconhecidas no PR

Histórias de Soraya Rodrigues, Marie Nishio e Jocilene Pelizzer vencem Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Estado e concorrem à etapa nacional

São de Londrina, Maringá e Francisco Beltrão as três vencedoras da etapa paranaense do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, uma iniciativa do Sebrae, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que reconhece, desde 2004, iniciativas bem-sucedidas de empreendedorismo feminino no País.


Soraya Aparecida Cerqueira Rodrigues, da Tacógrafos Londrina, em Londrina, venceu na Categoria Empreendedora Individual. Marie Sakamoto Nishio, presidente da Associação Artesanato Santo Antônio, em Maringá, na Categoria Negócios Coletivos. E Jocilene Colognese Pelizzer, da Pelizzer Viagens e Turismo, de Francisco Beltrão, na Categoria Pequenos Negócios.

O anúncio das vencedoras, que vão representar o Paraná na etapa nacional do Prêmio, em Brasília, no dia 7 de março de 2013, véspera do Dia Internacional da Mulher, foi na última segunda-feira, dia 1º de outubro, em Foz do Iguaçu, durante a XXII Convenção da Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, no Mabu Thermas & Resort.

"Quem quer, encontra um caminho, quem não quer, encontra uma desculpa. É muito importante acreditar em si mesmo. É um orgulho ver como as mulheres estão avançando no ambiente corporativo. Conquistam, cada vez mais, seu espaço", afirmou Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, durante a premiação, com presença de nove finalistas.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, analisou o aumento de 60%, nesta edição, do número de inscrições no Paraná. E fez o que chamou de "exaltação às mulheres" ao citar pesquisas que mostram a consolidação do poder feminino, sobretudo nas empresas. "É o poder do batom nas organizações empresariais." Um dos estudos citados por Allan Costa mostra a eficiência das mulheres em assumir cargos de liderança. "A graça e a sensibilidade femininas são importantes nos negócios. E as mulheres, com seu jeito de empreender, fazem toda a diferença."

A vice-presidente para Assuntos da Mulher Empresária da Faciap e presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária do Estado do Paraná (CEME), Maria Salette Rodrigues de Mello, destacou a importância de as mulheres se profissionalizarem cada vez mais e a necessidade de confiança em si mesma. "Essa parceria com o Sebrae é fundamental, porque o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios dá visibilidade aos cases de sucesso", pontuou Maria Salette. O CEME é parceiro do Sebrae na execução do Prêmio, no Paraná.

Maria José do Nascimento, empresária em Peabiru, noroeste do Paraná, e vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em 2009, participou da premiação em Foz. "Aproveitem o momento para divulgar suas histórias empreendedoras! Usufruam dos cursos, palestras e consultorias do Sebrae. Sou sócia de sete empresas e cresci muito desde que venci o Prêmio. Você se sente uma miss (com a divulgação das histórias de sucesso). Você se torna uma Miss Sebrae", brincou a empresária.

Histórias de superação

"Sofrimento e dor não são desculpas para o fracasso. Na verdade, podem ser o florescer de uma capacidade interior antes desconhecida." Esse é o lema de Soraya Rodrigues. Empreendedora individual em Londrina há cerca de um ano e nove meses, trabalha com revenda de autopeças. Encarou o desafio de ser dona do próprio negócio, depois de muitos anos como funcionária de uma fábrica. Para ajudar num tratamento de saúde de um dos quatro filhos, Soraya largou o emprego para trabalhar em casa e hoje não se arrepende. A Tacógrafos Londrina vai muito bem. "Informação e persistência são a chave para o crescimento pessoal e profissional em qualquer ramo de trabalho."

Marie Nishio, vencedora do Prêmio na Categoria Negócios Coletivos, tem 58 anos e é formada em Educação Física pela Universidade de Maringá (UEM). Em 2004, depois de morar em diversas cidades do País, desembarcou em Maringá onde passou a dedicar-se ao voluntariado junto a um grupo de bordadeiras. A razão de viver de Marie, no entanto, veio apenas quatro anos depois. Em 2008, nascia a Associação Artesanato Santo Antônio, um misto de voluntariado e de geração de renda para um grupo de artesãos. O foco da Santo Antônio é a produção de artesanato com produtos de reciclagem. "Estou convicta que quando há transparência, honestidade, boa vontade é possível fazer a diferença e tirar dessas pessoas o seu melhor", ensina Marie.

A história de Jocilene Pelizzer é marcada por altos e baixos. Para superar as dificuldades, antes de ser empresária em Francisco Beltrão, Jocilene foi motorista de ônibus. Trabalhou duro, mas nunca deixou os estudos, o que, para ela, foi sua decisão mais acertada. Hoje, tem uma empresa de turismo. Vencer o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi uma honra para Jocilene. "Cursei Economia Doméstica, não era o que eu queria, mas o que eu podia fazer. Mais tarde, me graduei em Marketing. Levantei a oportunidade para trabalhar com turismo em Francisco Beltrão e, em 2001, nos mudamos e começamos a fazer excursões. Não importa de onde você vem, o que você faz, nem os preconceitos que serão necessários derrubar. O que importa é aonde quer chegar. Sempre haverá um lugar no mundo esperando por quem trabalha com determinação e possui vontade de vencer", assinala.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.