sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Restaura Jeans implanta o Projeto FOCO, Em parceria com o SESC/SC, que oferece coaching para franqueados desenvolverem-se em aspectos pessoais e profissionais

Além de treinar e capacitar, o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos franqueados, já que isso tem impacto positivo nos negócios. 

Melhorar aspectos pessoais e profissionais dos franqueados, para que eles possam viver e trabalhar mais felizes, com mais qualidade de vida. Esse é o objetivo do Projeto FOCO – Filosofia Oculta de Concentração nos Objetivos – que a Restaura Jeans iniciou em 2012.“Acreditamos que quem tem uma vida pessoal satisfatória consegue trabalhar melhor e obtém melhores resultados profissionais. Por isso, o diferencial desse programa de coaching é fazer o franqueado estar atento à sua vida pessoal”, esclarece Ramon Guedes, gerente de operações.



O Projeto FOCO, realizado em parceria com o SESC/SC, baseia-se em um tripé: planejamento estratégico, execução do planejamento e controle – ou seja, o que é preciso fazer para atingir os objetivos estabelecidos.

Todos os franqueados da Restaura Jeans – incluindo aqueles que adquirirem franquias da rede a partir de agora – passarão pelo Projeto FOCO até o final de 2015. Serão três turmas que, depois do treinamento, terão o acompanhamento de consultores periodicamente, durante um ano. A Restaura Jeans espera que, com o Projeto FOCO, o desempenho de todas as franquias melhore, com um aumento médio de faturamento de até 30%. Mas cada franquia terá metas individuais, de acordo com a região e a demanda.

A primeira turma, que reuniu 45 franqueados, participou de um encontro no qual passaram por uma experiência inusitada. “Aplicamos a teoria do caos. Ou seja, quando eles chegaram ao hotel, alguns não tinham reserva, outros não tinham luz ou água quente no quarto, ou havia camas desarrumadas e controles remotos quebrados, por exemplo. Obviamente tudo foi combinado com o hotel para dar esse impacto. No dia seguinte, todos estavam insatisfeitos e nós abrimos o encontro dizendo que é assim que cada cliente se sente quando não é bem atendido. O que eles vivenciaram como clientes, precisam interiorizar como empresários para evitar o caos”, exemplifica Guedes.

No encontro com franqueados, foram tratados temas como gestão pessoal, com orientações sobre saúde, relacionamento interpessoal com familiares e amigos, alimentação, atividade física e qualidade de vida. Além disso, o treinamento ajudou a capacitar os franqueados em assuntos diretamente relacionados às franquias, como gestão financeira, operacional, comercial, de marketing e de pessoas, tudo com a ajuda de um material moderno e atualizado.

Durante o ano de 2013, a primeira turma de franqueados do Projeto FOCO terá contato semanal com a franqueadora. São diversos canais de comunicação, como email, presença de consultores – que visitarão os franqueados pessoalmente a cada 90 dias –, facilitadores e apoiadores cujo papel é ajudar os franqueados a atingirem as metas estabelecidas para cada um. “Esperamos com isso melhorar o desempenho das franquias”, afirma Guedes.

Edvania Zavecz, que tem uma franquia da Restaura Jeans em Jacareí (SP), faz parte da primeira turma do FOCO e aprovou a iniciativa. “É uma oportunidade de melhorar a loja, entender o que está errado. Em pouco tempo, os resultados já melhoraram, estamos realizando mudanças, atraindo novos clientes, e começamos a ter retorno”, comemora. Ela afirma que a orientação dos consultores ajuda a mudar a rotina da loja e implantar novidades. Na opinião da franqueada, a atenção do Projeto FOCO com aspectos pessoais também é fundamental. “Na correria do dia a dia, a gente se esquece da gente mesmo. Depois do início do proj eto, percebi a importância de cuidar bem da minha saúde, ter um tempo para caminhar, fazer exames de rotina, alimentar-me melhor. Afinal, se eu estiver ausente do negócio por problemas de saúde, certamente o faturamento vai cair. E, se quem trabalha não está bem, não consegue atender bem os clientes”, avalia.

Sobre a Restaura Jeans

Nas mais de 200 lojas e pontos licenciados da Restaura Jeans, os clientes podem contar com um mix completo de serviços para cuidar de toda a sua roupa: tingimento, costura, customização e limpeza de roupas; renovação e cuidados com peças de couro, renovação e customização de calçados e bolsas. Consulte a relação das lojas no site www.restaurajeans.com.br