terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sites de e-commerce registram inflação de 2,99% em janeiro, revela índice e-Flation do PROVAR/FIA

Os itens que apresentaram maior alta de preços foram "Eletrodomésticos", "Eletroeletrônicos" e "Informática"

Em janeiro, o índice e-Flation registrou inflação de 2,99% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, representando uma alta de 5,79 p.p. em relação ao mês anterior, quando se observou -2,80% e aumento de 4,17 p.p. em relação a janeiro de 2012, quando se observou -1,18%.



Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados on line, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.

Oito categorias influenciaram o resultado de expressiva alta registrada em janeiro. “Eletrodomésticos” (1,02%), “Eletroeletrônicos” (0,78%), “Informática” (0,36%), “Telefonia e celulares” (0,25%), “CDs e DVDs” (0,18%), “Livros” (0,18%), “Medicamentos” (0,16%) e “Brinquedos” (0,09%). Já as categorias que registraram deflação ou inflação próxima a zero foram: “Perfumes e cosméticos” (-0,02%) e “Cine e fotos” (-0,01%).

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apura inflação de -4,55%, representando alta de 1,21 p.p. em relação ao observado em igual período do ano anterior, quando o percentual foi de -5,76%. O valor é o maior desde novembro de 2011, quando o índice chegou a -4,27% no acumulado.

“Após a deflação acumulada em 2012, este janeiro foi marcado mais por realinhamentos de preços do que pelas tradicionais ofertas da internet”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".