sábado, 23 de março de 2013

Os 6 sentidos do varejo

No varejo, veja qual a importância de cada um para a criação de um ponto-de-venda cada vez mais forte na mente de seus clientes?

Olá a todos.

Quando falamos sobre nossos sentidos, estamos falando sobre os receptores de informação.
Como esses receptores podem ser melhor aproveitados para a criação de um bom ambiente de loja?

Veja a seguir alguns exemplos

Visão
Se para muitos esse pode ser um dos principais “sensores” de uma boa loja, quando falamos de visão estamos falando de uma loja bem organizada, bem planejada, assim como sistemas de comunicação visual que conseguem não somente chamar nossa atenção, mas também rapidamente identificar e informar sobre questões como promoções e lançamentos. Questões relacionadas ao visual merchandising também estão fortemente ligadas à esse sentido.

Audição
Muitos pensam que quando falamos de som, falamos apenas de música. A música no ponto-de-venda, sem dúvida tem um papel fundamental, não somente auxiliando na criação de uma identidade para a marca, mas também podendo favorecer de acordo com seu ritmo acelerando ou desacelerando o cliente no ponto-de-venda. De outra maneira, ou melhor dizendo, de qualquer maneira, varejo é vida, e portanto precisa de sons. Uma loja completamente muda pode parecer por vezes morta, apagada, ao passo de que lojas extremamente barulhentas, por vezes lotadas de clientes falando alto (como lojas populares de calçadões e grandes centros), podem não somente perturbar, como afugentar clientes.

Olfato
O chamado por muitos como “marketing olfativo” tem ganho cada vez mais destaque entre varejistas e especialistas, entretanto, pouco pode-se afirmar sobre quais seriam os odores mais adequados à este ou aquele mercado ou tipo de loja, sendo que a criação de um “aroma” para a loja está diretamente ligada à criação de uma identidade única. O aroma fortalece todos os outros sentidos trabalhados, fortalecendo a lembrança da marca.

Paladar
Ao paladar, me refiro principalmente à experimentação ou degustação de produtos e serviços no ponto-de-venda. A possibilidade de experimentação auxilia na construção de uma boa experiência no ponto-de-venda, e por conseqüência, vendas.

Tato
Quando falamos de tato, estamos falando de contato, e com isso me refiro principalmente ao atendimento, um dos principais interlocutores entre o ponto-de-venda e o consumidor, principalmente no caso de lojas que precisam de venda assistidas (auxiliadas por vendedores). O discurso, os uniformes e até mesmo o lifestyle de seus vendedores são também um forte componente da marca.

Percepção
A percepção, ou o sexto sentido, pode nesse contexto ser interpretada como uma das principais sensações junto ao ponto-de-venda, onde o consumidor percebe, analisa e principalmente julga a loja como um todo.

A percepção pode ser considerada como a análise da atmosfera ou ambiência total do ponto-de-venda, ou seja, o resultado da mistura de todas as percepções captadas de maneira singular em um único sentido, resultando em um único sentimento, seja este bom ou ruim.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo