sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sebrae/PR realiza capacitação para abertura de negócios em Umuarama

Destinado às pessoas que pretendem abrir a própria empresa, treinamento traz dicas de pesquisa, planejamento, viabilidade e gestão empresarial; inscrições já estão abertas

Para quem deseja empreender, mas ainda não sabe por onde começar, o Sebrae/PR realiza de 23 a 24 de abril, das 19 às 23 horas, em Umuarama, noroeste do Paraná, a capacitação “Quero ser empresário”. Além de oito horas de treinamento, os participantes também terão direito a duas horas de consultorias sobre análise e viabilidade de negócio.


O objetivo, segundo o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, é orientar o candidato a fazer autoanálise do seu perfil pessoal e empresarial, ensinar técnicas e procedimentos para a busca de informações, e conduzir o planejamento e a análise de viabilidade antes mesmo da abertura da empresa.

“A decisão de empreender pode ate ser tomada de um dia para o outro, mas nesse processo, é interessante que o candidato a empresário saiba reunir as informações necessárias a fim de analisar a ideia de negócio, aumentando as chances de sucesso e reduzindo os riscos porque é dessa forma que adquire mais segurança para empreender”, afirma.

Adriano Pereira da Silva explica que a capacitação é dividida, estrategicamente, em dois módulos. O primeiro aborda conceitos, teorias, técnicas e orientações sobre procedimentos para a estruturação de um empreendimento. “Os participantes saberão, por exemplo, quais informações precisam buscar, como preços, concorrentes e fornecedores.”

Já o segundo módulo traz uma proposta prática de construção do plano de negócios. Para isso, os participantes farão a junção dos conhecimentos adquiridos na primeira etapa. Com todas as informações reunidas e analisadas, o candidato a empresário certamente terá mais facilidade para colocar suas ideias no papel, transformando-as em um plano de negócios.

“É imprescindível que todos os inscritos participem dos dois dias de capacitação porque a metodologia segue uma sequência de aprendizado”, reforça o consultor do Sebrae/PR. Em seguida, os participantes ainda poderão sanar dúvidas nas consultorias individualizadas.

A capacitação será realizada no escritório do Sebrae/PR em Umuarama, que fica na Avenida Brasil, nº 3.404. O consultor credenciado do Sebrae/PR, Luiz Walter Pacola, é quem conduzirá os módulos e as consultorias. O investimento é de R$ 50 por participante. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (44) 3622-7028.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e dez escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.