terça-feira, 27 de agosto de 2013

ABF aposta na oferta de cursos para garantir a prática do bom franchising

Um dos principais objetivos da Associação é oferecer cursos e treinamentos tanto para o franqueador como para o franqueado

A ABF- Associação Brasileira de Franchising assumiu como prioridade a oferta de cursos e treinamentos para todos os elos da cadeira do sistema. Só no primeiro semestre de 2013, participaram dos cursos e programas da entidade cerca de 3.500 alunos.

No leque de ofertas da ABF estão cursos de curta e longa duração oferecidos pela própria a ABF ou com parceiros. O conteúdo dos cursos também são bem abrangentes. Há treinamentos específicos para o empreendedor que deseja transformar seu negócio em franquia, para aqueles que desejam ingressar no sistema por meio da aquisição de uma unidade franqueada e, também, para executivos das empresas franqueadoras.



“O franchising, como em todas as áreas, necessita de profissionais especializados e o mercado não oferece esse tipo de treinamento”, explica Juarez Leão, diretor de cursos e eventos da ABF. Por esse motivo, a entidade, nos últimos anos firmou convênio com instituições de ensino renomadas.

Visando aumentar a oferta e reduzir o custo dos cursos, a entidade inaugurou há um ano o Centro de Capacitação Eventos, com capacidade para 160 pessoas. O local está totalmente equipado para abrigar qualquer tipo de curso e oferece em sua grade cursos nos três períodos do dia.

“Desde a inauguração, aumentamos ainda mais nossa capacidade de oferta e pudemos, assim, proporcionar aos interessados, formações constantes nas áreas fundamentais para a gestão de negócios”, assegura Juarez Leão, diretor de cursos e eventos da ABF.

Ainda de acordo com Leão, os benefícios da capacitação são evidentes para todos os stakeholders do franchising, principalmente para os consumidores que passam a ter acesso a produtos e serviços de qualidade.

“A capacitação não é somente a base de sustentação do franchising, mas também a base de uma economia produtiva. Esse é inclusive um dos principais gargalos do nosso país”, ressalta o executivo.

Confira a grade de cursos de capacitação profissional oferecidos pela ABF:

Entendendo Franchising: Curso realizado mensalmente voltado para quem deseja ingressar no mundo do franchising, oferece um esclarecimento completo dos conceitos básicos do sistema;

Conhecimento Avançado de Franchising (CAF): Composto por 11 módulos, o curso trata com maior profundidade os tópicos específicos sobre as principais atividades de uma empresa franqueadora;

Academia do Franchising: Os empreendedores e/ou executivos que operam nas franqueadoras podem escolher diversos cursos oferecidos em módulos (marketing, vendas e negociação; gestão e liderança de equipes; gestão financeira; gestão administrativa; gestão de redes de franquias; comunicação e expressão; desenvolvimento profissional e pessoal; sustentabilidade e design). Ao final, o profissional conquista uma habilitação para atuar no sistema de franquias em diversas frentes;

MBA Gestão de Franquias: Desde 2008, em parceria com a FIA, o MBA é o único no Brasil com foco em franchising. A ideia da parceria surgiu em razão da grande representatividade e consolidação do setor no país, que demandou uma profissionalização crescente de empreendedores e gestores por conhecimento sobre o tipo de negócio. A quinta turma de MBA já está em andamento, e a sexta turma terá início ainda em 2013.

Para mais informações sobre os cursos, acesso o site da ABF:
www.portaldofranchising.com.br