terça-feira, 8 de outubro de 2013

Varejo vendeu 1,83% mais em setembro, segundo CNDL

As vendas no varejo cresceram 1,83% em setembro na comparação com igual mês de 2012, informou a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nesta terça-feira, 8. O resultado é o melhor desde maio deste ano, quando o nível de atividade no comércio subiu 2,24%. A Confederação avaliou que o recuo do dólar em setembro, depois de fortes altas entre junho e agosto, e a recuperação dos níveis de confiança do consumidor resultaram na retomada de um bom movimento nas lojas brasileiras.



Na comparação com agosto, houve aumento de 1,32% nas vendas no varejo em setembro. Para a CNDL, o crescimento no número de consultas na base de comparação mensal foi influenciado principalmente pelo incremento nas vendas devido a liquidações nos setores de vestuário e calçados, em função da mudança de estação. No acumulado do ano, as vendas cresceram 4,42% na comparação com janeiro a setembro de 2012.

Inadimplência

A inadimplência no comércio varejista recuou 0,34% em setembro em relação a setembro de 2012. Na comparação com agosto, porém, avançou 0,72%. No acumulado dos primeiros nove meses do ano, cresceu 4,09%.

A retração do resultado de setembro na comparação com igual mês de 2012 indica cautela e disciplina dos consumidores, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O aumento dos juros no País e as taxas de inflação são fatores, segundo o SPC, que fazem com que o brasileiro "dê mais valor ao dinheiro e tenha mais disciplina ao pagar as prestações que assumiu". A pesquisa da CNDL, em parceria com o SPC Brasil envolve a consulta a mais de 150 milhões de cadastros de pessoas físicas (CPFs) em 1,2 milhão pontos de vendas credenciados.

Fonte: Agencia Estado