sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Soneda Perfumaria inaugura mais uma loja com assinatura da KT Retailing


Com Arquitetura de Negócios aliada a micromomentos de experiências memoráveis, a nova loja vai transformar a jornada de beleza dos públicos A e B da região, além do seu já frequente público C

Com os objetivos de ser uma loja aprazível, acolhedora e inovadora, que oferece micromomentos de experiências únicas a seus clientes, inaugurou ontem (quinta-feira, 29/10), a 31ª loja Soneda Perfumaria, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1675 (SP/SP), com projeto do conceituado escritório Kawahara & Takano Retailing, há 28 anos atuando com Arquitetura de Negócios para criar, reposicionar e expandir marcas do ecossistema de varejo, na América Latina, Europa e Oriente Médio.

Esta loja cristaliza o DNA da Família Kamachi, controladora da Soneda, através de elementos de arquitetura, visual merchandising e design gráfico, que remetem à história dos ancestrais e à cultura japonesa, trabalho assinado e curado pela KT Retailing. “Desenvolvemos um conceito de arquitetura de negócio para a Soneda Perfumaria, cujo objetivo é o de construir, em cada loja o conceito Global (pensar global e agir local), pensar em soluções modulares e flexíveis replicáveis globalmente, porém, tropicalizada para os bairros onde as lojas são implantadas e conectando-se com a cultura e anseios da comunidade local de clientes apaixonados por beleza e sedentos por informação, curadoria e experiências imersivas das marcas. As indústrias de cosméticos serão as grandes parceiras para a cristalização do maior e melhor canal de distribuição de produtos e soluções de beleza no mercado brasileiro”, afirma o arquiteto especializado em varejo Julio Takano, CEO da KT Retailing.









O especialista também ressalta a excelente localização da nova loja. Perto de um terminal de ônibus, onde passam diariamente 20 mil pessoas e estrategicamente localizada na Faria Lima próximo a av. Rebouças, em um importante centro comercial e financeiro, com muitos escritórios no entorno. “Certamente este geoplanejamento de expansão que a KT Retailing está fazendo para a Soneda ajudará a selecionar os pontos com altíssimo tráfego na cidade, democratizando a beleza nos principais bairros de SP”.

De olho em atingir os públicos A e B da região, além de seu já frequente público C (mulheres da faixa etária entre 20 e 50 anos), se investiu em uma fachada impactante, um convite para chamar para dentro da loja quem passa por uma das mais importantes avenidas de São Paulo. A entrada tem um pórtico que se assemelha a um Torii (porém todo revestido em alumínio preto brilhante e retroiluminado) portal tradicional japonês, onde é feito ritual de passagem, que convida as clientes à desfrutar de uma experiência de transformação física, espiritual e mental de beleza. “Esse simbolismo se refere ao início de uma jornada de beleza, de transformação interior e exterior. E através da retroiluminação deste pórtico, revestido com alumínio preto brilhante e de acrílico retroiluminado, a cliente tem um processo de despertar para uma nova jornada de beleza e a sensação de uma loja extremamente aprazível e aconchegante”, conta o arquiteto. A construção utiliza Material de Alumínio Composto - ACM preto e backlight, também conhecida como ‘placa luminosa’, com grande apelo e impacto visual, diferenciando-se no entorno urbano.

Ao entrar na loja, em uma área de vendas de 400m2, que ocupa piso térreo 300m2 e mezanino 100m2, a cliente vislumbra as mesas de valorização, onde as coleções foram minuciosamente estudadas para essa exposição, para transmitir como um diretório vivo a estratégia de lançamento e sortimento de produtos.

O pavimento térreo é dividido basicamente em três áreas. No primeiro terço, os mundos cabelos e maquiagem com soluções e equipamentos, que promovem experiências imersivas promovendo degustação de produtos. No segundo terço, os mundos coloração de cabelos, esmalteria e cuidados para o corpo. Esta área tem um pé direito de 6m, onde é possível perceber os detalhes de uma arquitetura dos palácios japoneses, por meio do uso de elementos de madeira, “que oferece um aconchego sem igual, que lembra momentos de desconexão da rotina das pessoas, como se estivessem passeando em suas férias”, explica Takano. Revestindo a parede de fundo deste pé direito tem um grande painel de digital signage em LED, onde serão transmitidos vídeos institucionais das indústrias “capitães de categoria”, apresentando soluções para cabelo, olhos, rosto e boca, bem como vídeos educativos sobre beleza, produzidos pela Academia Soneda, uma iniciativa para educar e engajar colaboradores e transformar clientes em fãs da marca.

Ao caminhar no terceiro setor da loja, ao fundo, se encontra as soluções complementares de maquiagem, eletrobeleza, acessórios e caixas.  É lá onde se despertará ainda mais as emoções das clientes, que passarão por experiências incríveis na chamada carinhosamente de ‘Soneda Experience’, área dentro de um jardim de inverno, extremamente aprazível, confortavelmente preparada para que a cliente experimente produtos, com o auxílio de profissionais da loja: maquiagens, massagens, secadores e alisadores de cabelo, serviços de manicure e reflexologia. “Onde se tangibiliza o conceito de Oásis no meio da Faria Lima, com a arquitetura biofílica, que promove a integração de elementos da natureza como jardins verticais e iluminação zenital, na qual o grande objetivo é que o ultimo metro de visitação da loja seja um ponto de encontro entre as pessoas apaixonadas por beleza e que possam vivenciar momentos de bem estar, prazer e convivência social ”, sugere o especialista.

Outro espaço de experiência é o ‘Soneda Studio’, no mezanino, onde a consumidora poderá aplicar, sem nenhum custo, os produtos de coloração que comprou na loja, através de consultoria, é o ‘compre e aplique’, que foi meticulosamente conceituado – é uma área instagramável, composta por um painel todo florido com a logomarca icônica da Soneda e um balanço, para a cliente tirar uma self e poder guardar esse momento de beleza imersiva dentro da loja. Neste espaço, também, é possível agendar uma tricologista, especialista em análise de folículos capilares e couro cabeludo, procedimento que ajuda a construir um prontuário da saúde dos seus cabelos, orientando quais os produtos que irão promover o máximo de benefícios de transformação, um grande diferencial competitivo para o mercado. Outra comodidade é o serviço ‘Clique e Retire’, na qual se compra pelo aplicativo ou internet e retira nos lockers da loja. Todo esse processo de benefícios deverá fidelizar a cliente dentro da jornada de beleza.

No que se refere ao Visual Merchandising da loja, a KT Retailing criou uma linha especial de equipamentos metálicos expositores e acabamento de pintura eletrostática preto fosco, que além de retroiluminados, são elementos de mobiliário icônicos, que conferem aos produtos altíssimo valor agregado, aumentando a percepção sobre os mesmos. Para o diretor Minoru Kamachi, a loja tem uma excelente apresentação, os produtos ficaram muito bem expostos e os setores bem dimensionados. “Além de que há uma perfeita otimização de espaço da loja e da área de estoque. Um resultado excelente visualmente, funcional para trabalhar, que transmite a nossa cultura, e faz jus a como chamamos a Soneda internamente ‘Terra do Aconchego’, que é o nosso maior objetivo. Acreditamos também que essas experiências são um grande diferencial em nossas lojas”. Segundo o empresário: “a ideia é trabalhar com a KT Retailing em todos os nossos projetos futuros”.

A nova loja oferecerá sete mil SKUs, com itens mais direcionados ao perfil dos públicos A e B da região. Inclusive entre as marcas premium como a L’occitane e a do renomado cabelereiro Marco Antônio de Biaggi, que esteve na inauguração da loja. A expectativa de Kamachi é atender 500 clientes/dia neste PDV.

Essa não é a primeira loja da Soneda com assinatura da KT Retailing. Em novembro do ano passado, inaugurou no Shopping Parque Maia Guarulhos (Av. Bartolomeu de Carlos, 230 - Jardim Flor da Montanha,), com a estreia do escritório em um projeto da marca. Com 395 m2, a loja toma conta do térreo e do mezanino, com todo projeto assinado pela KT Retailing, com mesmo DNA da loja que inaugurará na Av. Brigadeiro Faria Lima, incluindo as experiências com os consumidores.

Soneda Perfumaria (https://www.soneda.com.br) -- Até o final do ano terá 33 lojas, com mais duas inaugurações além dessa, uma no Shopping Internacional de Guarulhos (será a quarta loja da Soneda em Guarulhos) e outra em Diadema/SP. A marca possui mais lojas também na região metropolitana, em Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, entre outras regiões; no litoral de SP, Santos e no Guarujá, e no interior do estado: Rio Claro, Atibaia e Amparo. Mensalmente a rede atende 500 mil clientes.

Seu mix total de produtos gira em torno de 20 mil SKUs e, segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a Soneda tem 20% do share de perfumaria auditadas.  “Estamos trabalhando forte para superar os números de vendas atingidos em 2019. Está sendo desafiador, mas é essa a nossa meta”, completa o empresário.