terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Como conseguir emprego em 2021

Jéssica Bertucci, diretora da Moderna Emprego, apresenta cinco dicas para recolocação no mercado de trabalho

O ano de 2020 foi desafiador para a economia do mundo, e no Brasil não foi diferente. Recessão e crise econômica afetaram em cheio o mercado de trabalho que termina 2020 com a taxa de desocupação em 14,4%, e atinge 14 milhões de pessoas que estão em busca de uma  nova oportunidade. Mesmo diante desse cenário, o início de um novo ano pode trazer boas oportunidades, pois muitas empresas já fecharam projetos e orçamentos no ano anterior e abrem novas vagas nos primeiros meses do ano.

Jessica Bertucci

Para Jéssica Bertucci, diretora da Moderna Emprego, quem estiver buscando uma nova oportunidade não pode desanimar e estar atento a algumas dicas importantes para conseguir a tão sonhada oportunidade. Confira:

  • Invista em cursos onlines – Os cursos onlines já eram uma forte tendência que se intensificou ainda mais durante a pandemia. Além de cursos específicos para cada área de atuação, diversas universidades oferecem graduação, pós-graduação ou especialização, muitos deles gratuitos.

  • Fique atento as vagas temporárias – De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTEM) a previsão é fechar 2020 com 1,9 milhões de contratações temporárias. Com a previsão de lenta recuperação da economia, e por ser a modalidade de contratação de menor custo para o empresário, que não paga a multa de 40% do FGTS em caso de demissão, essa tendência deve permanecer em 2021. Por isso, o trabalhador precisa estar atento às vagas oferecidas, pois em muitas delas existe a chance de efetivação.

  • Se prepare para uma entrevista online – Entrevistas onlines se tornaram comuns com a necessidade de isolamento social, mas é preciso ficar atento para se destacar. Busque instalar e testar a plataforma onde será realizada a entrevista; siga um roteiro de como pretende apresentar seu currículo para facilitar e otimizar o tempo; garanta uma boa conexão com a internet; escolha um local adequado e verifique o melhor enquadramento; pense no visual para causar uma boa impressão; cuidado com o delay, e para evitar o desencontro do áudio, procure falar pausadamente, com calma e segurança.

  • Mantenha relacionamento, mesmo que online, com profissionais do mesmo ramo de atuação – A ideia de cultivar um círculo de contatos com outros profissionais da mesma área de atuação, beneficia quem está buscando trabalho. Assim é possível saber de novas oportunidades de emprego e ser indicado por alguém que esteja trabalhando, além de acompanhar as tendências do setor e trocar conhecimentos e experiências.

  • Elabore currículos atrativos – com um currículo profissional e representativo, o candidato pode aumentar a chance de conseguir uma entrevista.

Sobre a Moderna Emprego

A Moderna Emprego é uma agência que presta os serviços de recrutamento e seleção, avaliação psicológica, mão de obra temporária, mão de obra terceirizada e administração de estágio. Tem como diferencial o atendimento humanizado aos candidatos, pois enxerga o momento de fragilidade pelo qual muitos estão passando. 

A empresa foi fundada em 2014 pela psicóloga Jéssica Bertucci, que possui mais de 15 anos de atuação no setor de Recursos Humanos. A equipe interna é treinada pela coach Ana Paula Puga, psicóloga e especialista em gestão estratégica de pessoas, que busca fortalecer o conceito e a prática de humanização nos processos da agência. 

A Moderna Emprego atua em todo o Brasil. Bombril, Polimetri, Veloz Transportes, Grupo Angar, Polar Fix e Tectol são alguns dos 200 clientes da empresa.