quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Transações de e-commerce apresentam crescimento contínuo em 2020 durante a pandemia de COVID-19

Análise da Visa traz dados da América Latina e Caribe, incluindo Brasil

Análise realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria estratégica da Visa, revela que, em outubro de 2020, as transações online na região da América Latina e Caribe* tiveram um crescimento cinco vezes superior ao de transações presenciais, quando comparadas à média de janeiro e fevereiro de 2020, o que mostra uma aceleração no uso de pagamentos digitais por parte dos portadores de cartão da região durante a pandemia de COVID-19.


"A análise mostra um crescimento continuado no uso de e-commerce pelos consumidores da América Latina e do Caribe, bem como uma migração para os pagamentos digitais durante a pandemia, na comparação com os tempos pré-COVID", comenta Javier Vazquez, head da Visa Consulting & Analytics na região América Latina e Caribe. "Combinando insights sobre as tendências em pagamento digital ao know-how da Visa, podemos ajudar instituições financeiras e empresas a entender as prioridades e a melhorar as experiências de pagamento dos consumidores, especialmente com essas mudanças provocadas pela pandemia de COVID-19".

Tendências nas categorias de consumo

As categorias de consumo mais impactadas na América Latina e no Caribe durante a pandemia, tendo em vista o número de transações realizadas entre março e outubro de 2020 vs. o mesmo período em 2019 foram:

  • Impacto positivo: produtos digitais (jogos, apps e livros/filmes/TV via streaming); pagamentos recorrentes (TV a cabo ou satélite; rádio; serviços de utilidade pública como luz e água; combustível e assinaturas); serviços profissionais (limpeza, construção, entrega/armazenamento/mudança, serviços financeiros, despesas legais)
  • Impacto negativo: companhias aéreas, despesas de viagem, hospedagem, locação de veículos e transporte.

A análise também permite identificar sinais de recuperação no varejo, incluindo segmentos como lojas de departamento, roupas e eletrônicos:

  • O número de transações de vendas no varejo (presenciais e online) aumentou desde o ponto mais baixo registrado em abril, até atingir o pico, em outubro de 2020.
  • O número de transações em categorias de consumo do varejo online quase dobrou em outubro de 2020 na comparação com as médias de janeiro e fevereiro de 2020.

A Visa está comprometida a continuar trabalhando e inovando em suas soluções de pagamento para oferecer experiências de pagamento cada vez mais convenientes, modernas e seguras aos seus portadores de cartão, seja por meio de canais virtuais, de pagamentos por aproximação ou pagamentos praticamente isentos de fricção no ponto de venda.

A equipe Visa Consulting & Analytics (VCA) é composta por consultores e especialistas em métodos de pagamento que trabalham em parceria com clientes como credenciadores, emissores e estabelecimentos comerciais para identificar oportunidades para melhorar a performance e a lucratividade desses clientes. Ao combinar conhecimento da indústria de pagamentos com visão estratégica, VCA alavanca sua expertise em análise de dados para desenvolver soluções inovadoras que permitem que seus clientes expandam o próprio negócio, compreendam os consumidores e otimizem recursos.

*Metodologia

A análise foi realizada com base nos dados transacionais da VisaNet de janeiro a outubro de 2019 e 2020, comparando o número de transações e o volume nominal de pagamentos em dólares a cada semana durante o período acima especificado. A análise inclui os seguintes países e territórios na região América Latina e Caribe: Anguila, Antígua e Barbuda, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Bolívia, Brasil, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Chile, Colômbia , Costa Rica, Curaçao, República Dominicana, Ilhas do Caribe Holandês, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Montserrat, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, St. Maarten, St. Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Turcas e Caicos, Ilhas Virgens dos Estados Unidos e Uruguai.