terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Domino's Pizza é pioneira no lançamento de pedidos por voz no Brasil

Maior rede de pizzarias do mundo revoluciona mercado de food service e lança opção de pedidos por voz

A transformação digital segue acelerada na Domino’s Pizza, maior rede de pizzarias do mundo. Referência em inovação no mercado de food service, a companhia transforma a experiência do consumidor no delivery e torna-se pioneira no lançamento da opção de pedidos por voz. O uso de assistentes virtuais comandados por voz vem crescendo no Brasil - segundo estudo da Ilumeo, especializada em Data Science, só durante a pandemia o aumento foi de 47%. Essa tendência colabora para incorporar com cada vez mais naturalidade a tecnologia ao nosso cotidiano.


Para apresentar a novidade ao mercado, a Domino’s escolheu a protagonista dos melhores memes da internet. A irreverente Jojo Toddynho é a dona da voz que vai conversar com os clientes e atender aos seus pedidos por 45 dias, a partir do dia 11 de janeiro. As mensagens gravadas pela cantora e influenciadora prometem arrancar gargalhadas além, claro, de confirmar os pedidos de pizza.

O desenvolvimento da campanha de lançamento é assinada pela Adventures e brinca com frases populares da Jojo Toddynho, trazendo o slogan “Quer Domino’s? Então me chama!”. Bordões populares da cantora serão incorporados às mensagens interativas para os pedidos por voz e aparecerão em peças que anunciam a novidade nas redes sociais da Domino’s e da cantora.

Para os pedidos por voz inicialmente estarão disponíveis os sabores mais escolhidos da rede – calabresa, pepperoni e frango com requeijão. Para sobremesa as opções são chocobread e churrosbread. Os pedidos poderão ser feitos através de smartphones com os aplicativos Google Assistant ou Alexa, ambos para IOS e Android ou pelos smartspeakers compatíveis com a Alexa (como Amazon Echo Show, Amazon Echo Dot), ou compatíveis com o Google Assistente, (como as linhas Google Nest e Home. A partir do dia 11 de janeiro, por 45 dias as pizzas pedidas por voz terão 50% de desconto.

Para realizar os pedidos via smartspeakers basta dizer “Alexa, iniciar Domino's” ou “Ok Google, falar com a Domino's, em seguida o cliente vai embarcar numa conversa descontraída com a Jojo para fornecer nome, cep, endereço, escolher o pedido e dar o número de telefone. A voz da Jojo Toddynho acompanha o consumidor em todo o processo.

O lançamento dos pedidos por voz é um importante passo para a Domino’s Pizza, que vem investindo em tecnologia e inovação para manter um ritmo de crescimento acelerado. No último ano a rede lançou opção de pedidos por WhatsApp, além de um aplicativo próprio. A partir da análise de dados, passou a oferecer promoções e desenvolver ações cada vez mais personalizadas, de acordo com o perfil de cada cliente. A tecnologia traz infinitas possibilidades – nos EUA, por exemplo, a Domino’s já realizou entregas de pizzas por drones e carros autônomos.

Para Flávia Molina, CMO da rede, o lançamento é um marco na transformação digital e um importante aliado na construção e solidificação do relacionamento com o consumidor: “Os assistentes de voz tornam o contato com o cliente muito mais próximo. Ele torna nosso atendimento ainda mais automatizado, assertivo e eficaz. A tecnologia é um dos principais pilares da Domino’s e seguimos atentos às transformações da sociedade para oferecer ao nosso público experiências cada vez mais interessantes”, explica.

Para Conrado Caon, CTO da holding Adventures Inc, a evolução da tecnologia de inteligência artificial já nos permite aproveitar a baixa fricção na relação homem-máquina dos assistentes digitais para realizarmos transações no segmento de 'Voice commerce B2C', que tem potencial gigante de crescimento e adesão das grandes massas. Um projeto de múltiplas equipes e diversas frentes paralelas, com notável empenho e integração. Estamos muito animados com mais esse lançamento, que é um marco na história evolutiva da tecnologia no Brasil".

Sobre a Domino’s Pizza

Maior rede de pizzarias do mundo e líder no Brasil em número de lojas, a Domino’s Pizza investe em delivery e tecnologia para garantir a melhor experiência para o cliente. A marca desembarcou no Rio de Janeiro, em 1993, e atualmente possui mais de 300 lojas espalhadas pelo país. Especialista em entregas, a Domino’s trabalha  com diversão para levar mais de 12 milhões pizzas por ano aos seus clientes. Sob gestão do fundo Vinci Partners, a companhia foi certificada pela consultoria Great Place to Work e pretende dobrar de tamanho até 2025, chegando a 650 lojas no Brasil.

Sobre o Grupo Adventures

A Adventures é uma das empresas da Adventures, Inc., primeira holding de comunicação com um modelo de partnership do mundo. As outras três empresas do grupo são a Adventures Partners, empresa de tecnologia para Pequenas e Médias Empresas; a Adventures Lab, laboratório de inovação do grupo, e a Cria, edtech que conecta talentos à oportunidades.