[ListLayout]
×

Renner e Insecta reutilizam materiais em collab sustentável inédita

Marcas desenvolveram coleção especial que combina consciência com estilo. Roupas, calçados e bolsas ressignificam tecidos que seriam descartados e dão origem a armário cápsula de peças transformáveis, com diferentes formas de uso, e que podem compor até 30 looks


É possível ter um armário com poucas peças e vários looks estilosos? E se as peças ainda tiverem menor impacto ambiental? A Renner traz a resposta em sua nova collab de moda responsável, feita em parceria com a Insecta Shoes, marca de sapatos veganos conhecida por unir ética e estética em seus produtos ecológicos. A coleção de roupas, calçados e bolsas foi inteiramente confeccionada com materiais reaproveitados ou reciclados e representa um marco pela união de duas empresas que são referência na área da sustentabilidade.

O lançamento da collab aconteceu em um painel do evento Brasil Eco Fashion Week, dia 1º, e as peças começaram a ser vendidas pela varejista na última quinta-feira, 3. A coleção é fruto de um trabalho colaborativo entre a equipe de estilo da Renner e a Insecta, desde a concepção criativa até o desenvolvimento final dos produtos. Todas as peças utilizam matérias-primas com atributos de sustentabilidade, como o tecido estampado de reuso - que veio do excedente de fornecedores da varejista -, borrachas de origem reciclada e, até mesmo, tecidos de PET reciclado.

A Renner e a Insecta optaram por fazer um processo de criação às avessas: ao invés de definir o conceito da coleção e depois seguir com a seleção dos materiais, primeiro foram escolhidos os insumos e, depois, partiu-se para o desenho das peças. O objetivo era gerar o menor impacto possível, dando um novo significado aos recursos que estavam disponíveis. O resultado foi o reaproveitamento de mais de 4 mil metros de sobras de matéria-prima que estavam parados. Além disso, cada bolsa da collab usou em média cinco garrafas PET.

"Dentro da nossa estratégia de sustentabilidade, temos o compromisso de levar aos nossos clientes cada vez mais peças que tenham atributos responsáveis, qualidade e muita informação de moda. Trabalhamos diariamente com este foco, em uma jornada de constante evolução. A parceria com a Insecta foi um caminho natural e representou um desafio gratificante, ao nos permitir repensar a forma de desenvolver produtos ", conta a diretora de Estilo da Lojas Renner, Fernanda Feijó.

A Insecta é a única marca de calçados no Brasil a conquistar a certificação de Empresa B - concedida aos negócios que possuem uma visão focada no desenvolvimento socioambiental. Através do conceito Ecosexy (união da ética com a estética), a Insecta quer desmistificar a ideia de que um produto ecológico não pode ser bonito.

"Esta parceria é resultado de um reconhecimento muito valioso para a Insecta, e a chance de poder ampliar um trabalho pioneiro iniciado há alguns anos em prol do consumo consciente e da preservação. Inspirar o ecossistema a se comprometer com o meio ambiente e liderar um modelo de gestão que gere resultado econômico com baixo impacto ambiental e responsabilidade social é o nosso propósito", comenta a Co-CEO e fundadora da Insecta Shoes, Barbara Mattivy.

A coleção traz um armário cápsula de peças de roupa atemporais, que se conectam entre si: vestido com top, jaqueta cropped com calça jogger em mix de estampa, kimono, macacão e camisas bordadas. A collab também tem bolsas e, claro, calçados, com destaque para versões baseadas nos best sellers da Insecta, que foram adaptados ao público Renner. O resultado é um guarda-roupa enxuto, versátil, confortável, estiloso e consciente, podendo compor até 30 looks.

A coleção está disponível no e-commerce da Renner e também em 25 lojas físicas no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. Todas as peças levam uma tag em papel reciclado para identificar os produtos, com algumas informações sobre as boas práticas envolvidas no processo produtivo.

Moda responsável

Referência em sustentabilidade no varejo de moda brasileiro, a Renner vem avançando em sua estratégia voltada para o tema, que abrange todas as áreas do negócio, dentro do guarda-chuva do selo Re. A marca já comercializou mais de 130 milhões de peças com matérias-primas como o fio reciclado, o algodão e a viscose certificados e a poliamida biodegradável, além de técnicas como o upcycling e processos que garantem, por exemplo, o menor uso de água.

Esta evolução abrange um conjunto de ações que tem como diretriz principal os compromissos públicos assumidos pela Renner para 2021: ter 80% dos produtos menos impactantes, sendo 100% do algodão certificado; suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis de baixo impacto; reduzir em 20% as emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017; e ter toda a cadeia nacional e internacional de fornecedores com certificação socioambiental.

Sobre a Lojas Renner

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas marcas: Renner, que tem roupas e acessórios em diferentes estilos; Camicado, empresa do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; e Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54. Atualmente, são mais de 600 lojas em operação, considerando todos os negócios. A Companhia opera ainda com a Realize CFI, que apoia a atividade de varejo, através da oferta e gestão de produtos financeiros. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Lojas Renner S.A. iniciou seu processo de internacionalização, ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019.

Sobre a Insecta Shoes

A Insecta Shoes é uma marca de moda vegana e ecológica. Todos os produtos são feitos com materiais reutilizados ou reciclados como, por exemplo, garrafas PET recicladas. O solado também é de borracha reaproveitada e o restante dos materiais usados são excedentes da indústria calçadista. Todos os produtos da Insecta são inteiramente produzidos no Brasil, assim como toda a compra de matéria-prima. Insecta foi a 1ª e única marca de calçados no Brasil a conquistar a certificação de Empresa B.Criada por Babi Mattivy, o conceito surgiu da ideia de transformar roupas de brechó em sapato, e a união de duas marcas deu origem a 100 pares de sapatos exclusivos. Hoje, a marca segue em busca constante por eliminar resíduos e substituir materiais por suas versões mais verdes.

Comentários