segunda-feira, 5 de julho de 2021

Sesc Ribeirão ajuda pessoas a empreender e ganhar renda extra com suas habilidades

Programação de julho apresenta encontros virtuais ao vivo para quem pretende profissionalizar seu negócio ou descobrir potenciais para conquistar independência financeira: ‘Empreendendo na Terceira Idade’ e ‘Primeiros Passos para Empreender’

O Sesc Ribeirão Preto lança neste mês de julho o projeto de Valorização Social “Empreender Hoje”. A população terá acesso a diversas pautas ligadas ao empreendedorismo, de modo gratuito e com uma abordagem acessível e didática. Serão dois encontros virtuais, ao vivo, no canal do Youtube (YouTube.com/sescribeirao). O primeiro deles, “Empreendendo na Terceira Idade”, acontece na terça-feira (06/07), às 19 horas, com as empreendedoras convidadas Paula Batistela e Amanda Cassanji, da empresa Vivendo da Nossa Arte, e mediação da produtora cultural Natascha Vital.


De acordo com Renato Alves, programador de Valorização Social do Sesc Ribeirão, na pandemia muitos trabalhadores perderam seus empregos e as famílias suas principais fontes de renda. O projeto “Empreender Hoje” aborda a inclusão social e profissional, desenvolvimento de habilidades, compreensão das etapas de criação e produção, com estímulo ao protagonismo e a intenção de inserir jovens e adultos na sociedade de maneira autônoma.

“Buscando trazer uma visão plural, prática e humanizada do empreendedorismo, a programação do Sesc Ribeirão traz atividades para quem pretende começar a profissionalizar seu negócio, descobrir potenciais e, dessa forma, conquistar maior independência financeira. A ação dialoga também com quem não tem uma direção definida a seguir profissionalmente, mas gostaria de descobrir”, diz Renato.

Para isso, estão programadas duas atividades em julho. A primeira delas, voltada para o público acima de 60 anos, é o bate-papo virtual, ao vivo, “Empreendendo na Terceira Idade”, que acontece na terça-feira (06/07), às 19 horas, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao). As empreendedoras de Piracicaba (SP), Paula Batistela e Amanda Cassanji, à frente da empresa de artesanatos personalizados Vivendo da Nossa Arte, vão falar de como dar vazão a projetos pessoais, considerando experiência e realização pessoal. No encontro, mediado pela empreendedora e produtora cultural Natascha Vital, as amigas e sócias vão dar dicas simples de como reconhecer potenciais, mostrar seu produto e entender como um hobby ou paixão pessoal pode virar uma fonte de renda.

“Nas ações da unidade direcionadas para os idosos sempre ouvimos falar: ‘estou vindo aqui porque o médico mandou’. Mas, com o tempo, eles tomam gosto pelas atividades. Às vezes, a pessoa está fazendo o curso de tapeçaria, mas no meio da conversa fala que sabe fazer bonecaria. Então é um processo pessoal para descobrir o potencial que se tem e conseguir fazer algo que gosta. A terceira idade, pensamos como um recorte específico, porque, teoricamente, tem mais tempo. E é possível ganhar dinheiro depois dos 60”, afirma Renato.

O segundo bate-papo, “Primeiros Passos para Empreender”, acontece na terça-feira (27/07), às 19 horas, também ao vivo, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao), com mediação da empreendedora e produtora cultural Natascha Vital. A convidada é a professora do Senac Ribeirão Preto, Barbara Bernardi, que vai mostrar, de forma simples, como começar a empreender ou se aprimorar, com foco no empreendedorismo humanizado e coletivo: gente ajudando gente.

“Tanto para abrir uma empresa ou dar um gás em um negócio já existente, é necessário possuir alguns alinhamentos em relação a documentação, finanças, visões de produto e afins. A nossa proposta é promover às pessoas novas formas de olhar ao seu redor, desde descobrir um novo potencial até trabalhar com aquilo que você já tem”, explica o programador de Valorização Social.

“Toda pessoa que cria é empreendedora. Você faz, você vende. Dá a cara a tapa. Queremos mostrar com o projeto que não precisa ter vergonha porque vamos ‘pegar na mão’ e ajudar em todos os sentidos, até orientar como ter seu CNPJ”, completa Renato.

Os idosos que já são atendidos no TSI (Trabalho Social com Idosos) do Sesc Ribeirão também participam de uma oficina fechada com dois encontros exclusivos com as sócias do Vivendo da Nossa Arte. Para os próximos meses, o projeto “Empreender Hoje” já programa oficinas com temas diversos: fotografias de produto, como se posicionar nas redes sociais, marketing digital, criação de logos, entre outras ferramentas, além de consultoria pessoal para os empreendedores iniciantes.

SERVIÇO

BATE-PAPO ‘EMPREENDENDO NA TERCEIRA IDADE’

Data: terça-feira (06 de julho) / Horário: 19 horas

Convidadas: Paula Batistela e Amanda Cassanji. Sócias há cinco anos, as amigas e artesãs - apaixonadas pelo universo do feito à mão na cidade de Piracicaba (SP) - criaram a empresa de artesanatos personalizados Vivendo da Nossa Arte. O xodó da marca e principal sucesso de público são as bonecas exclusivas. Nelas, as características da pessoa são transformadas em artesanato, de forma sensível e peculiar.

Mediação: Natascha Vital, produtora cultural, arquiteta e urbanista, afroempreendedora no AzA Vital Studio, um negócio que gera impacto social. É DJ, batuqueira do grupo Maracatu Navegante e do Maracatu Baque Mulher de Ribeirão Preto. Participa do Afoxé Omó Orúnmilá.

Link de acesso: YouTube.com/sescribeirao

BATE-PAPO ‘PRIMEIROS PASSOS PARA EMPREENDER’

Data: terça-feira (27 de julho) / Horário: 19 horas

Convidada: Barbara Bernardi, professora do Senac Ribeirão Preto Preto em Administração e Negócios e Interlocutora do projeto Empreenda. Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialista em Educação à Distância. Practitioner em PNL e Coach. Carreira desenvolvida na área de Gestão de Pessoas e Consultoria.

Mediação: Natascha Vital, produtora cultural, arquiteta e urbanista, afroempreendedora no AzA Vital Studio, um negócio que gera impacto social. É DJ, batuqueira do grupo Maracatu Navegante e do Maracatu Baque Mulher de Ribeirão Preto. Participa do Afoxé Omó Orúnmilá.

Link de acesso: YouTube.com/sescribeirao